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Projeções em 3D criam expressões faciais em árvores de SP

Ação transforma a paisagem do Minhocão, em São Paulo, nesta quarta-feira (19).

Se aumentam os índices de ozônio, ela ganha um semblante de quem grita ou tosse. Se chove e a qualidade do ar melhora, sorri prazerosamente. Assim é a “Árvore que Sente”, ação criada pela agência Y&R para o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), com o objetivo de promover a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

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Na última quarta-feira (19), no Minhocão, entre 20h e 23h, as árvores das proximidades ganharam vida. Sobre elas, forão projetados sete vídeos em 3D que revelam expressões faciais de acordo com os índices de poluição locais, fornecidos pela Cetesb. O site oficial traz mais informações sobre a iniciativa. A ação também foi realizada no último domingo (16), na Praça Charles Miller, para marcar o início da Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e na última terça-feira (18).

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“Ao direcionar nosso olhar para entender como as árvores se sentem, alertamos não só para a qualidade do ar da cidade, mas para mudanças climáticas resultantes de um modelo de vida que está levando ao esgotamento dos recursos naturais e à escassez de serviços ambientais de grande importância. Nosso foco de atuação é na floresta, onde já plantamos dois milhões de árvores que beneficiam também a vida das pessoas na cidade. É necessário que todos percebam essa conexão, e como as áreas verdes são fundamentais para uma melhor qualidade de vida”, comenta Andréa Peçanha, Gerente de Desenvolvimento Institucional do IPÊ.

Segundo Rui Branquinho, VP de Criação da Y&R, a ideia é chamar atenção para as árvores da cidade e transformá-las em veículos de comunicação, mostrando para a população a real qualidade do ar de uma maneira inusitada e simpática.

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Crédito das imagens: Y&R Brasil