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O Prêmio ECOERA, idealizado pela especialista em sustentabilidade e consumo consciente Chiara Gadaleta, chega à sua 4ª edição e divulga as pequenas, médias e grandes empresas dos segmentos de moda, beleza e design finalistas. A cerimônia de premiação acontecerá em novembro.

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Único a analisar o mercado com base em indicadores de sustentabilidade, o Prêmio ECOERA se consolida como uma ferramenta de transformação social e ambiental nos negócios, além de criar metas para a diminuição do impacto dessas indústrias no meio ambiente e na sociedade.

“O que antes era visto apenas como uma prática eco-friendly, hoje, vem se tornando um diferencial competitivo para essas indústrias. Somente as empresas que estiverem alinhadas com o seu tempo e com as exigências de um consumidor cada vez mais consciente e engajado, farão parte dessa jornada rumo a uma econômica mais limpa, verde e justa”, explica Chiara.

As 26 empresas finalistas foram analisadas de acordo com a sua atuação e impacto em quatro categorias: PLANETA, pontuação que avalia práticas relacionadas ao meio ambiente; PESSOAS, para as ações relacionadas aos trabalhadores e comunidades locais; GÊNERO, categoria que avalia empresas que concentram esforços para avançar em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; e por fim o ECOERA, que abrange as três categorias, sendo o prêmio de maior importância atribuído à empresa de maior pontuação. Em cada uma das categorias serão premiadas pequenas (até 49 funcionários)e grandes empresas (acima de 250 funcionários).

Empresas finalistas

São elas: C&A, Pantys, Farm, Damyller, Agama, Mentah, Proposta Verde, Bemglo, Comas, EcoModas, FACE IT NATURAL, Gaia Alforges, RosaP, Ipadma, LAB77, Maré Relógios, Alhma, Bléque, Envido, Mescla, Timirim, Coletivo de Dois Roupas, KITECOAT, Labot, Rhodia e Undo.

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Nessa quarta edição, 129 marcas se cadastraram e discutiram questões sociais e ambientais em toda sua cadeia produtiva. “Esse número mostra o amadurecimento do mercado de moda, beleza, design com indicadores de sustentabilidade”, complementa Chiara.

Para essa edição, as empresas preencheram um questionário de avaliação que mede as boas práticas das empresas divididas em três fases: pré-consumo, consumo e pós-consumo. A fase do pré-consumo refere-se a fase que começa no plantio ou fabricação das matérias primas passando pela criação, desenvolvimento até a chegada das peças nos pontos de venda; a fase do consumo tem como foco o ponto de venda e as relações com os clientes; e a fase dopós-consumo, quemede as práticas positivas no término da vida útil dos produtos e na sua destinação quando descartado.

As finalistas foram avaliadas por um time de conselheiros composto por onze nomes:

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Felipe Ribenboim , da FRU.TO, Frinéia Rezende, do Legado das Águas, Letícia Veloso, da Index Assessoria, Márcia Hirota, da SOS Mata Atlântica, Patrícia Cota Gomes – Imaflora e Selo Origens, Paulina Chamorro, Portal ECOERA, Rachel Añon, Ponte a Ponte Empreendedorismo Socioambiental, Rachel Maia, Projeto Capacita-me, Renata Meirelles Solé,daAssociação Brasileira de Estilistas, Luiza Lorenzetti, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e WansSpiess, do Projeto CalçadaSP.

Programação do evento

– 9h30 | Brunch;

– 10h | Abertura do evento;

– 10h20 às 11:00h | Talk 1: “O Poder Transformador do Design”

– 11h10 às 12:00 | Talk 2: ” A Moda como Upcycling da Sustentabilidade: Como a moda pode mudar o mundo”

– 12h | Entrega de Troféus

– 13h | Encerramento

Serviço

Prêmio ECOERA

Data: 09 de Novembro

Horário: das 9h30 às 13h

Local: SOS Mata Atlântica

Endereço: Av. Paulista, 2073 – São Paulo/SP