- Publicidade -

Plástico feito de batata é alternativa para descartáveis

Uma série de produtos biodegradáveis que podem substituir utensílios descartáveis está em desenvolvimento no Reino Unido.

Uma série de produtos biodegradáveis que podem substituir utensílios descartáveis está em desenvolvimento no Reino Unido. O principal diferencial de uma ideia recente, da Biome Bioplastics, é que pode aguentar as variações de temperatura, como um plástico comum, e ainda ser totalmente compostável e reciclável.

- Publicidade -

Em países britânicos, o uso de copos descartáveis de café é bastante comum. A estimativa é que um milhão de copos sejam jogados no lixo diariamente no Reino Unido. E o problema é ainda pior: eles dificilmente são reciclados. Isso porque são feitos com uma espécie de cartão que possui um forro de polietileno de difícil remoção.

A ideia da Biome Bioplastics é reduzir esse desperdício fabricando produtos à base de materiais orgânicos. Fécula de batata, amido de milho e celulose são hoje os principais componentes dos produtos.

Solução na natureza

A empresa garante que ele aguenta líquidos quentes e, após o uso, pode ser descartado em lixeiras de reciclagem de papel ou de lixo orgânico. “Em condições adequadas de compostagem, nossos copos e tampas desaparecerão dentro de três meses”, afirma o CEO da Biome Bioplastics, Paul Mines.

Segundo Mines, a empresa desenvolveu os produtos com base em recursos naturais e renováveis nos últimos cinco anos. Ele ressalta que precisamos hoje questionar o uso de combustíveis fósseis nos utensílios que usam plástico à base de petróleo.

- Publicidade -

“Os consumidores que veem logotipos de reciclagem agem de boa fé, mas a maioria dos copos são revestidos com plástico à base de óleo e as tampas feitas de poliestireno tornando impossível a reciclagem, mesmo quando colocado no compartimento correto”, afirma o Ceo. “Para um produto tão simples, é um problema muito complexo”, completa.

Veja também: Bioplástico comestível é feito com mandioca na Indonésia

- Publicidade -