Copos plásticos descartáveis usados durante a Oktoberfest 2018 em Blumenau (SC) se transformarão em tijolos reciclados para hortas comunitárias em escolas públicas da cidade. O projeto foi idealizado pelo Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), que promoverá diversas ações de sensibilização ambiental e disseminação de boas práticas sociais durante a Oktoberfest, considerada umas das maiores festas alemãs do mundo.

Já é tradição na Oktoberfest as pessoas levarem seus próprios canecos de casa para tomar o chope. Porém, na hora da compra, o chope é entregue em um copo plástico por questões de segurança, para que depois seja passado para o caneco. Por conta disso, a quantidade de copos descartáveis utilizados durante o evento é bastante alta. Os copos coletados durante a festa será recolhido para futuramente serem transformados em tijolos feitos pela empresa Carbo Brasil, os quais serão utilizados em hortas comunitárias construídas com apoio do IGE em escolas públicas de Blumenau.

Nos pavilhões do evento serão instalados quatro postos de coleta de copos descartáveis. Além disso, também serão distribuídos materiais que promovem ações de sustentabilidade em escolas, hotéis, para agentes de turismo e no comércio de Blumenau. “É extremamente importante realizar ações de envolvimento que incentivem as pessoas a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia, para que, aos poucos, possamos transformar nossos ambientes e torná-los melhores”, ressalta o presidente do IGE, Gustavo Siqueira.

O projeto das hortas prevê ainda o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha que ensina como construir e cultivar uma horta comunitária. Um projeto piloto já está sendo implantado na escola Hermann Hamann. Lá, como a horta já estava sendo implantada, a empresa Carbo Brasil irá transformar os copos reciclados em mobiliário para o pátio – mesas e cadeiras de material reciclável – que poderão ser usados para atividades ao ar livre pelos estudantes.

Para a realização do projeto, o IGE conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA) e Fundação do Meio Ambiente (FAEMA).

Neutralização do carbono

Outra ação do Oktoberfest 2018 será a neutralização de carbono em suas atividades por meio da parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Para diminuir os danos causados pela emissão de gases do efeito estufa, o IBDN fará um levantamento da quantidade de carbono emitido e, a partir do resultado, tomará medidas para reduzir ao máximo os impactos causados pelo CO2.