Considerado um modelo de mercado do futuro, a The Soap Dispensary e Kitchen Staples, que fica em Vancouver, Canadá, é uma loja especializada em refil. Lá é possível encontrar os mais variados produtos à venda neste formato, como xampu, sabonetes, detergente, lava roupas e, inclusive, ingredientes para que você possa produzir o seu próprio produto caseiro e orgânico. Recentemente, a loja expandiu e abriu também uma mercearia com produtos para casa e ingredientes alimentícios, como azeite de cozinha e temperos, tudo no mesmo sistema.

Os clientes da mercearia costumam levar os seus próprios recipientes, como potes e garrafas vazias para fazer compras na loja, que também não fornece sacolas plásticas. Todos os produtos nas prateleiras são livres de embalagens e fáceis de pegar e examinar.

Os plásticos de uso único, como sacolas de compras e garrafas de água, representam quase 40% da produção mundial de plástico, e os consumidores estão pensando cada vez mais atentos aos resíduos que geram. Segundo a proprietária da The Soap Dispensary e Kitchen Staples, Linh Truong, lojas como a dela são parte da solução para reduzir a produção de resíduos plásticos. “Os consumidores precisam exigir que façamos melhor e as empresas precisam ouvir”, disse ela em entrevista ao site The Week.

Truong relatou ao site que inicialmente abriu sua loja porque era o tipo de lugar onde ela mesma gostaria de fazer compras, porém não conseguia encontrar. Ela explicou que os novos clientes costumam ficar bastante animados, porém, com muitas dúvidas para entender como funciona. “As pessoas passaram a vida toda fazendo compras em grandes lojas, onde tudo é embalado individualmente para elas, há uma curva de aprendizado quando elas são confrontadas com corredores e corredores de produtos soltos. Mas não é nada que uma lição rápida não possa remediar: sim, você pode encher qualquer recipiente. Não, eles não precisam estar vazios. Sim, você economizará dinheiro.”

Foto: The Soap Dispensary

Parcerias com clientes

A loja abriu em 2011 e fez tanto sucesso que os clientes, em sua maioria vizinhos do local, se tornaram entusiastas, criando uma grande demanda para que ela expandisse sua operação. Assim, primeiro Truong abriu uma loja maior, e depois acrescentou produtos básicos de cozinha, como azeite, farinha, temperos, massas e frutas secas. Quase tudo o que ela vende em sua loja foi a pedido direto de seus clientes. “Pequenas empresas devem trabalhar em parceria com seus clientes. Eu apenas dei poder a elas ouvindo”, disse Truong ao The Week.

Foto: The Soap Dispensary

O local também desenvolve workshops para a comunidade, ensinando técnicas de faça você mesmo com ingredientes encontrados na própria loja, como óleos essenciais e pigmentos orgânicos. Nas oficinas, os participantes aprendem a fazer produtos de higiene e beleza, como maquiagem e sabonetes, cursos de velas com óleos essenciais e culinária saudável.

Foto: The Soap Dispensary
Foto: The Soap Dispensary
Foto: The Soap Dispensary
Foto: The Soap Dispensary

 

Veja também: Supermercado na Holanda cria primeiro corredor sem plástico do mundo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.