Google doa R$ 10 milhões a vencedores do Desafio de Impacto Social 2016
As cinco ONGs vencedoras levam R$ 1,5 milhão cada.
As cinco ONGs vencedoras levam R$ 1,5 milhão cada.
Na última terça-feira (14), o Google revelou os nomes dos cinco vencedores do Grande Prêmio do Desafio de Impacto Social 2016, competição organizada pelo Google.org com o objetivo de identificar projetos inovadores que utilizam a tecnologia para a mudança social. As ONGs e os projetos selecionados são:
O anúncio aconteceu em um evento no qual dez ONGs finalistas – selecionadas entre mais de 1000 inscritas – apresentaram suas ideias para uma bancada de juízes composta por personalidades do mundo sem fins lucrativos, dos setores artístico e cultural: a atriz e apresentadora Regina Casé; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; Walela, que veio representar seu pai, o chefe Almir, Líder do povo indígena Paiter Suruí; Adriana Varejão, artista plástica brasileira e Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org. Os juízes anunciaram quatro vencedores que receberão R$ 1,5 milhão cada. A estrela do futebol Marta, que não pôde comparecer ao evento, também participou da seleção dos vencedores.
O quinto Grande Prêmio foi escolhido pelo público em uma votação aberta realizada no site do Desafio entre os dias 23 de maio e 13 de junho. O vencedor do voto popular também foi revelado hoje: com mais de um milhão de votos, o prêmio foi entregue à Transparência Brasil pelo desenvolvimento de um aplicativo que monitora os gastos públicos na região Norte em infraestrutura escolar.
Os cinco finalistas restantes também não vão para casa de mãos vazias. Cada um ganhará uma quantia de R$ 650.000 para colocar seus projetos em prática. São eles:
Todas as dez organizações receberão assistência técnica do Google, bem como mentoria da ponteAponte, uma empresa social especializada no desenvolvimento de projetos.
“Esta é a segunda vez que realizamos o Desafio de Impacto Social Google no Brasil”, diz Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org, lembrando o Desafio de 2014. Para tornar a competição “verdadeiramente nacional”, desta vez Google reforçou a divulgação em todo o Brasil e selecionou duas ONGs finalistas de cada uma das cinco regiões do país.
“O resultado foi surpreendente: as inscrições cresceram 40%, provando que as soluções baseadas em tecnologia estão sendo desenvolvidas em todo lugar para combater de maneira inovadora uma grande variedade de problemas”, explica.