Projeto ultrapassa marca de 20 mil toneladas de vidro recicladas
A iniciativa de logística reversa de vidro do programa Glass is Good beneficia mais de 500 cooperados de 10 cidades do país.
A iniciativa de logística reversa de vidro do programa Glass is Good beneficia mais de 500 cooperados de 10 cidades do país.
Idealizado pela DIAGEO, empresa líder no segmento de bebidas alcoólicas premium, o programa de reciclagem, Glass is Good, acaba de ultrapassar a marca de 20 mil toneladas de vidro reciclado. O número equivale a mais de 40 milhões de garrafas, que poderiam estar em aterros sanitários e lixões, poluindo o meio ambiente. Realizado desde 2010, o projeto beneficia e traz renda para mais de 500 cooperados das cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Campinas, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
“Temos muito orgulho desse programa. Termos atingido a marca de mais de 40 milhões de garrafas recicladas reforça a importância de programas de logística reversa. O vidro é infinitamente reciclável e, atualmente, apenas 47% é reaproveitado. Esse é um cenário que queremos ajudar a mudar”, afirma Daniela De Fiori, diretora de relações corporativas da DIAGEO PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).
O Glass is Good é uma iniciativa pioneira que contribui para a destinação adequada do vidro e reúne os maiores fabricantes de bebidas alcoólicas no mundo. Liderado pela DIAGEO, o projeto tem como parceiros Heineken, Pernod Ricard e Companhia Müller de Bebidas, além da fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois – cobrindo todo o ciclo do vidro. Também conta com a parceria de 180 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos, onde o vidro é separado e coletado pelas cooperativas de reciclagem.
O material triturado pelas cooperativas é encaminhado à Owens-Illinois com 100% de aproveitamento na produção de novas embalagens de vidro. Além de contribuir para destinação adequada dos resíduos e movimentar toda a cadeia do setor, o programa oferece uma grande oportunidade para uma transformação cultural, já que a população não tem o hábito de encaminhar o vidro para a reciclagem.