Fogão movido a energia solar é uma ideia simples e realmente útil. O CicloVivo já falou de diversos produtos do tipo que estão sendo desenvolvidos e há até oficinas gratuitas ensinando a fazer o próprio forno solar -, uma versão mais rústica, mas ainda assim eficaz. Esse mercado tem crescido tanto que já empresas especializadas no produto, exemplo disso é a companhia GoSun que criou um modelo super prático e portátil, que pode gerar energia mesmo em dias nublados.

A empresa possui uma marca de churrasqueiras solares. Seus produtos atraem especialmente quem gosta de acampar e quer soluções para os dias longe de casa. Ainda assim, pode ser usado no cotidiano.  O produto GoSun Go é um fogão solar que pode desde ferver uma água até assar vegetais. O melhor de tudo é o seu tamanho: tão pequeno que pode ser confundido com uma nécessaire.

Se por um lado, não é possível cozinhar em grande quantidade, por outro é uma opção muito prática. Pode ser muito útil para viajantes que costumam viajar sozinhos, por exemplo. Além de ferver água, é possível, vaporizar, assar e cozinhar alimentos.

Foto: GoSun/Divulgação
Foto: GoSun/Divulgação
sun-forno-ciclovivo3
Foto: GoSun/Divulgação

Outro diferencial, é que mesmo quando as condições meteorológicas não forem favoráveis, ele é capaz de funcionar. Isso porque o aparelho reflete a luz solar direta e indireta e a converte em calor. Um produto consiste em uma espécie de tubo de vácuo que permite isolamento e garante aquecimento do alimento. Além disso, segundo a empresa, possui uma superfície absorvente especial onde alcança 80% de eficiência de seus tubos solares.

A empresa conseguiu por meio de financiamento coletivo no Kickstarter a verba necessária para lançar o produto no mercado. As primeiras vendas já estão sendo feitas com estrega estimada para abril de 2018.

Foto: GoSun/Divulgação
Foto: GoSun/Divulgação
Foto: GoSun/Divulgação
Foto: GoSun/Divulgação

Redação CicloVivo