Uma das maiores estações de esqui dos Estados Unidos, a Squaw Valley Ski Resort, acaba de anunciar que vai usar somente energia renovável até dezembro de 2018. Em seu site, a companhia informa que esta transição é totalmente viável hoje.

Não há dúvidas de que o caminho para fontes alternativas de geração de energia é sem volta. Cada dia surgem novas empresas anunciando seus investimentos. Desta vez, foi uma estação de esqui da Califórnia que se uniu a à Liberty Utilities, fornecedora local de serviços elétricos.

“Estamos trabalhando para ser o primeiro grande resort de esqui dos EUA a impulsionar toda a sua operação com fontes de energia 100% limpas. A iniciativa também ajudará a promover uma transição regional para renováveis”, afirma a empresa em nota.

Atualmente, a companhia de esqui já utiliza energia solar e gás natural. Isso inclui uma usina de geração solar de 50 megawatts que abastece parte das necessidades. Para expandir a busca por fontes renováveis, as empresas vão se unir à Tesla, que disponibilizará um sistema de armazenamento de energia. A empresa estima que a mudança para energia renovável vai reduzir em 49% a pegada de carbono anual.

Outros projetos

Aliás, os programas de sustentabilidade não são novos. Mas, eles foram expandidos nos últimos sete anos. A empresa é o primeiro resort na América do Norte a proibir a venda de garrafinhas de água. Também já removeu ervas aquáticas invasivas do lago Tahoe, localizado na fronteira entre os estados de Califórnia e Nevada. Entre outras ações implantadas ao longo dos anos.

O projeto de 100% de energia renovável ainda está sujeito à aprovação regulamentar.