- Publicidade -

Entidade auxiliará gratuitamente restaurantes a explorarem mercado vegano

O veganismo já reúne mais de 5 milhões de brasileiros.

Com mais de 15 milhões de vegetarianos no Brasil, entre os quais 5 milhões de veganos (segundo estimativa da SVB baseada em dados do IBOPE), as redes de restaurantes e lanchonetes que não começarem a entender e atender esse público ficarão para trás. Essa é a aposta da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que lançou um novo setor de desenvolvimento comercial para auxiliar os restaurantes.

- Publicidade -

“Temos um programa de certificação vegana bem-sucedido – nosso Selo Vegano tem quase 300 produtos certificados no mercado brasileiro, e cresce rapidamente. Mas isso não é suficiente, já que as pessoas também buscam alimentar-se na rua. Recebemos diariamente um grande número de queixas de pessoas que não encontraram opções veganas em restaurantes e lanchonetes”, explica Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Diversas redes estão se movimentando e lançando boas opções veganas. É o caso da rede America, rede com 18 unidades espalhadas por São Paulo, que já tinha um hambúrguer vegetariano à base de quinua, mas que não era vegano pois tinha ovo na formulação. “Criamos uma saborosa maionese vegana de Homus para acompanhar o lanche, incluímos fatias de abobrinhas grelhadas e mudamos a forma de empanar o hambúrguer – agora sem ovo”, explica o chef Marcelo Favaro, autor da receita do America.

Já a Castro Burguer, nova lanchonete da zona sul de São Paulo, abriu as portas já com essa preocupação, contando com a consultoria gratuita da SVB. “A SVB nos ajudou a adequar o cardápio de modo a garantir boas opções veganas em todas as partes do cardápio: lanches, saladas, sobremesas… e o retorno está sendo surpreendente. Temos uma alta demanda”, explicou o sócio-fundador Fausto Almeida.

“Por motivações éticas, ambientais e de saúde, mais e mais pessoas têm se tornado vegetarianas e veganas. Todos estão percebendo isso – no seu trabalho, na sua escola, na sua família. E é o que os números mostram também”, argumenta Guilherme Carvalho, secretário-executivo da SVB. “As pessoas não estão pedindo para ninguém lançar um produto que não tem demanda. Pelo contrário, existe uma imensa demanda, carente de oferta adequada”.

- Publicidade -

Crescimento do interesse por produtos veganos no Brasil

Segundo o Google Trends, entre Jan/2012 e Jul/2016, as buscas na internet pelo termo “vegano” no Brasil aumentaram 1000% (mil por cento).

A SVB explica que isso reflete o que já ocorre em outros países como o Reino Unido, onde houve crescimento de 360% no número de veganos no país na ultima década (2005-2015). Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015).

- Publicidade -

No Brasil, empresários do setor ouvidos pela Folha de S. Paulo em julho deste ano afirmaram que o crescimento do mercado de produtos veganos tem sido da ordem de 40% ao ano, apesar da crise.

Saiba mais em www.svb.org.br