Mark Zuckerberg, co-fundador e presidente-executivo do Facebook, anunciou, na última terça-feira (1), que ele e sua esposa, Priscilla Chan, doarão 99% de suas ações do Facebook a ações de caridade ainda em vida. As participações do casal no negócio são, atualmente, de US$ 45 bilhões.

O nascimento da primeira filha de Zuckerberg e Priscilla parece ter sido a inspiração que faltava para que eles tomassem a decisão definitiva, já que a promessa foi feita em uma carta aberta escrita para a pequena Max, de apenas uma semana de idade.

Na publicação, o casal informa que uma nova organização será criada, a Chan Zuckerberg Iniciative, a fim de administrar o dinheiro para que ele seja usado adequadamente nas causas que lhes interessam. “Nossas áreas iniciais de foco serão trabalhos ligados à aprendizagem, cura de doenças, conectividade e valorização de comunidades”, diz a carta.

Conforme informado pelo The New York Times, outros detalhes ainda não foram divulgados. O empresário não explica como o dinheiro será gasto ou em quanto tempo isso acontecerá. Mas, esta não é a primeira vez que Priscilla e Zuckerberg doam parte de sua fortuna a causas sociais. O que se sabe até agora é que o interesse dos dois é ir além das ações filantrópicas, promovendo debates, apoiando empresas e atuando em políticas públicas.

Em vídeo, o jovem bilionário explicou suas motivações: “Ter essa crianças nos fez pensar sobre todas as coisas que devem ser melhoradas no mundo para toda a sua geração. A única maneira que nós temos para alcançar todo o nosso potencial humano é sendo capazes de desenvolver as habilidades de cada pessoa ao redor do mundo”.

A iniciativa foi apreciada por outro gigante da computação, Bill Gates, que, ao lado de sua esposa, foi um dos primeiros bilionários do Vale do Silício a compartilhar sua fortuna com causas sociais. “O exemplo que você está dando hoje é uma inspiração para nós e para o mundo. Podemos ter a certeza de que Max e cada criança que nasce hoje irá crescer em um mundo melhor do que o que conhecemos agora. Como você diz ‘sementes plantadas hoje vão crescer’. Seu trabalho vai dar frutos por muitas décadas”, parabenizou Gates.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Redação CicloVivo