Ter garagens espaçosas virou coisa do passado. Mas oferecer estacionamento em edifícios residenciais é uma regra, exigida por lei, por todas as partes do mundo. Em Miami, nos Estados Unidos, um dupla de irmãos está indo contra os estacionamentos: eles oferecem desconto de 100 dólares por mês aos residentes que recusarem suas vagas na garagem.

Argentinos, os irmãos são donos do Grupo Melo e estão, junto com o pai, apostando no projeto Square Station. Aberto ao lado de uma estação de metrô (ideal para incentivar o transporte público), o edifício possui duas torres de 34 andares. Ao todo são 710 novas unidades.

“O que queremos ver em Miami é que as pessoas não usem seus carros para chegar ao trabalho. Viagens diárias devem ser feitas por transporte público”, afirmou Martin Melo em entrevista à Fast Company.

Resistência

Apesar de ser um baita incentivo, o desconto em dinheiro não está convencendo. Segundo o empresário, mesmo os que não tiram seus carros da garagem todos os dias mantém o veículo para viagens de fim de semana.

Ainda sim, os irmãos Melo esperam que aos poucos a ideia ganhe aderência. Reforçando o discurso jovem, eles lembram que hoje em dia a real necessidade de ter um veículo pode ser bastante questionada. Há tantas opções vantajosas, como aplicativos de transporte, carona e maior uso de bicicleta como meio de transporte, por exemplo.