15 de outubro é comemorado o dia do Consumo Consciente. A data foi instituída em 2009, pelo Ministério do Meio Ambiente, para chamar a atenção da população sobre a necessidade de se consumir respeitando os limites do planeta. Para ajudar a disseminar o conceito do Consumo Consciente, o CicloVivo preparou um especial de uma semana trazendo reflexões sobre a temática.

Com o apoio da corretora Easynvest, a campanha tem foco na educação financeira, tendo em mente que repensar a real necessidade de adquirir alguma coisa é o primeiro passo para consumir de formar mais equilibrada. “Quando o consumidor passa a refletir sobre o que está comprando, além de gastar seu dinheiro de forma mais consciente, ele percebe como é possível ter um planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo, sem contar que gera um impacto positivo no planeta”, afirma Anderson Luis Paiva, gerente de planejamento da Easynvest.

Os padrões de produção e consumo atuais são incoerentes com um presente e futuro sustentável. Os problemas socioambientais já prejudicam ecossistemas e pessoas por todo mundo. E essas problemáticas serão levantadas durante a campanha, assim como algumas dicas e sugestões de como sair deste ciclo vicioso.

O minimalismo também é  um ponto abordado: uma tendência mundial que prega uma vida descomplicada, onde se vive apenas com itens essenciais e livre de acúmulos desnecessários. A ideia é mostrar como optar por um estilo de vida minimalista pode trazer benefícios para a vida pessoal e contribuir para uma sociedade mais sustentável.

“Aprender a lidar com o dinheiro de forma inteligente cria possibilidades para reavaliar diversos valores, como por exemplo se perguntar sobre o que é realmente importante para ser feliz”, afirma Mayra Rosa, diretora do site CicloVivo.

Entre os dia 15 e 21 de outrubro serão publicados textos, vídeos e frases inspiracionais sobre consumo consciente. Além do site, as publicações serão realizadas nas redes sociais: Facebook, Youtube, Twitter e Instagram.

Confira abaixo os conteúdos produzidos para a campanha:

http://ciclovivo.com.br/noticia/compras-por-impulso-como-enganar-sua-mente-e-se-livrar-do-consumo-excessivo/

http://ciclovivo.com.br/noticia/o-que-voce-precisa-para-criar-um-novo-habito/

Jovens estão colocando propósito acima dos interesses individuais

Priorizar o que realmente importa pode melhorar sua vida

tarja_semana_especial_esynvest

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.