A Ambev vai selecionar  três  organizações de catadores do Brasil para receber assessoria técnica durante um ano e investimentos de até R$ 100 mil em equipamentos e infraestrutura.  O Programa de Excelência em Reciclagem é uma iniciativa da Ambev em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). As cooperativas interessadas podem se inscrever pelo site até o dia 5 de fevereiro.

Uma comissão formada pela Ambev, pelo MNCR e pela consultoria Giral vai avaliar os modelos de gestão cooperativista e operação de sistemas de coleta, separação e valorização de materiais recicláveis de cada organização. As cooperativas com maior destaque receberão uma visita técnica para validar as informações fornecidas. O anúncio das organizações selecionadas será feito em maio, em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem.

O Programa de Excelência em Reciclagem faz parte da plataforma Ambev Recicla.  Criada em 2011, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. Atualmente, o  projeto contribui para o desenvolvimento de mais de 60 cooperativas em dez estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora,  visando o aumento na geração de renda dos catadores.