- Publicidade -

Adidas lança coleção de tênis de papelão reciclado

Marca esportiva produzirá versões de cinco calçados utilizando apenas papelão, cola e barbantes.

A Adidas firmou uma parceria com o designer britânico Chris Anderson para criar uma nova coleção de tênis que utilizam o papelão reciclado como matéria prima. Por enquanto, a marca esportiva anunciou que serão produzidas versões sustentáveis de cinco modelos diferentes de calçados, que começarão a ser comercializados internacionalmente a partir de abril do ano que vem.

- Publicidade -

O conceito de sustentabilidade está totalmente agregado à nova coleção de calçados, uma vez que utilizam um dos resíduos mais encontrados nos depósitos de lixo do mundo inteiro. Os tênis serão feitos inteiramente em papelão, inclusive os logotipos da marca e as palmilhas, e o conforto oferecido pelos modelos de papelão será o mesmo dos modelos convencionais. Além do insumo de reutilização, os calçados utilizam apenas cola não tóxica e fita adesiva (para unir todas as partes) e barbante, utilizado para substituir os cadarços convencionais.

De acordo com a Adidas, por enquanto serão fabricadas versões sustentáveis dos modelos Campus e Stan Smith (adequados para skateboarding), os casuais Superstar Shelltoe, ZX700 e o modelo de corrida ZX8000. Embora os novos tênis possuam design arrojado e reduzam quase totalmente os impactos de fabricação, especialistas em mercado apresentaram suas dúvidas quanto à viabilidade comercial da coleção, sobretudo porque o papelão é resistente, mas não deixa de exigir cuidados nos períodos de chuva e nos terrenos molhados.

- Publicidade -

Os calçados sustentáveis serão produzidos em larga escala, fazendo parte da coleção Primavera/Verão da Europa e dos EUA, onde deverão ter início as vendas. A marca esportiva ainda não divulgou os preços dos modelos que chegarão ao mercado, e também não informou se os tênis poderão ser encontrados nas lojas brasileiras, mas, de qualquer forma, será possível adquiri-los pela web. Por aqui, a Adidas aproveitou o impacto dos tênis dos atletas nas pistas de corridas para fornecer energia limpa à Fundação Gol de Letra, instituição que presta assistência a crianças e jovens carentes na capital paulista e no Rio de Janeiro.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -