Vivemos em uma época de grandes mudanças e enormes desafios coletivos, e eles estão ficando cada vez maiores e mais complexos. Temos ferramentas e meios para transformar o mundo como nenhuma geração antes da nossa, mas os problemas também crescem de forma exponencial.

Segundo o labolatório de inovação Sense-Lab, nosso sistema econômico ainda deixa uma parcela gigantesca da população às margens dos benefícios gerados, vivendo em periferias urbanas empobrecidas e colocando os indivíduos em trajetórias profissionais desprovidas de qualquer propósito além do dinheiro.

O Sense-Lab separou 5 vídeos sobre conceitos e reflexões ligados ao negócio e impacto social que podem modificar a sua maneira de enxergar seu futuro e de sua empresa.

Quem se Importa – Trecho do filme

Produzido por Mara Mourão, conta história de 18 empreendedores sociais, pessoas motivadas pelo desejo de contribuir para a evolução das relações humanas, econômicas e ambientais.

Muhammad Yunus – Microcrédito

Um economista bengalês, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Responsável por trazer ao mundo os conceitos de Negócios Sociais e o Microcrédito.

Michael Porter – Valor Compartilhado

Admite que como professor de administração é suspeito para discutir o assunto, mas deseja mostrar argumentos que empresas podem ser uma boa solução para os problemas sociais.

Jacqueline – Capital paciente

Jacqueline Novogratz compartilha suas histórias de como o “capitalismo paciente” pode trazer mais empregos, bens e serviços sustentáveis – e dignidade – para a população em vulnerabilidade.

Quer ajudar? Fique quieto e escute!

Especialista em Desenvolvimento Sustentável, Ernesto Sirolli, afirma que o primeiro passo para ajudar as pessoas é dar ouvido a elas e instigar seu próprio espírito empreendedor.

Sobre o Sense-Lab

O Sense-Lab trabalha a estratégia e a inovação com foco em desenvolver as organizações, sistemas e lideranças necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade. Clique aqui para saber mais sobre o Sense-Lab e conhecer os cursos e formações que eles promovem.

Veja também: Lucro para causa – uma revolução no modelo de fazer negócios

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.