Milhares de garrafas de plástico são utilizadas – e descartadas – diariamente em todos os lugares do mundo. Em Camarões, país da África Central, não é diferente, e ao notar os problemas que o uso assíduo e descarte incorreto desse material causavam na cidade de Kribi, Essome Ismael, um jovem empreendedor, decidiu fazer algo a respeito e a Madiba & Nature é o resultado desta ação.

Ele iniciou um projeto junto a jovens estudantes para recolher e reaproveitar as garrafas descartadas de um modo que fosse útil para a população da cidade: montando botes flutuantes. De acordo com Ismael, a região ribeirinha na qual o projeto foi fundado tinha uma grande necessidade de barcos para pesca, e os botes de garrafa poderiam suprir essa necessidade, além de prevenir que enchentes causadas pela poluição plástica nos córregos da cidade voltassem a acontecer.

Cerca de mil garrafas de plástico são reutilizadas para fazer uma embarcação, que leva aproximadamente uma semana para ser construída. Para isso, os estudantes camaroneses passaram a recolher garrafas tanto em Kribi como nas cidades vizinhas.

Veja a matéria completa: Estudantes em Camarões produzem botes reutilizando garrafas PET

Assista todos os vídeos do CicloVivo em nosso canal no Youtube.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.