- Publicidade -
frio doação
Foto: iStock

O frio já deu as caras pela região sul e sudeste do Brasil. As baixas temperaturas colocam em risco a vida das pessoas em situação de rua. Apenas em São Paulo, já foram registradas mais de quatro mortes de moradores de rua em consequência de hipotermia.

- Publicidade -

Para amenizar o frio de quem não tem aonde morar, diversos grupos e iniciativas públicas têm trabalhado com arrecadação de roupas e cobertores em diversos estados brasileiros. Veja abaixo alguns projetos e saiba como ajudar:

Doação nos pontos de ônibus em Florianópolis

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina teve uma ideia simples para incentivar a doação: espalhar cabides pelos pontos de ônibus da cidade. Com a mensagem: “Se você estiver realmente precisando, pegue. Se estiver sobrando, doe”, qualquer um pode doar ou retirar peças de roupas dos locais.

Vitrine da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre

- Publicidade -

Na capital gaúcha, além da arrecadação tradicional da Defesa Civil, a Secretaria de Cultura criou uma iniciativa diferente. Quem passa pelo prédio do órgão se depara com um varal, que tem a mesma lógica dos cabides espalhados por Florianópolis. O diferencial é que, além dos cabides, em alguns momentos do dia, voluntários fazem uma vitrine viva, incentivando a doação. Por ali já passaram mais de 1,8 mil peças.

Campanha do Agasalho SP

Em São Paulo, a tradicional Campanha Estadual do Agasalho tem postos de coleta em todo o estado. A região tem batido recorde de baixas temperaturas e os termômetros já chegaram perto de zero. Consulte aqui o ponto de coleta mais perto de você.

- Publicidade -

Doa Calor – Curitiba

Curitiba já é conhecida pelo frio. Nessa época do ano a situação fica ainda pior. A campanha Doe Calor é idealizada pela Prefeitura de Curitiba e permite a doação de agasalhos, a compra de cotas para ajudar famílias carentes, compra de vale-cobertores e voluntariado para ir às ruas em busca das pessoas necessitadas. Clique aqui para mais informações.