- Publicidade -

Fique por dentro do que acontece em São Paulo no Dia das Crianças

O CicloVivo separou algumas dicas de eventos sustentáveis para comemorar o Dia das Crianças.

O CicloVivo separou algumas dicas de eventos sustentáveis para comemorar o Dia das Crianças. Veja abaixo o que acontece neste final de semana e separe um espaço na agenda.

- Publicidade -

Mostra Anual de Teatro Infantil Sustentável

O espetáculo “Hoje, Agora, Já é” é apresentado pelo grupo PETE – Projeto de Educação e Teatro na Escola. A peça é uma espécie de aula divertida. Em formato musical e com personagens de histórias em quadrinhos, as crianças aprendem sobre o respeito às natureza, responsabilidades com o próximo e com o meio ambiente, aquecimento global e cuidado com o lixo.

O grupo se apresenta no Expaço Cultural Tattersal – Parque da Água Branca nos dias 11 e 12 de outubro. A entrada é gratuita e todas as sessões contarão com intérprete em libras, possibilitando também a participação de deficientes auditivos.

Serviço:

- Publicidade -

Datas e horários: 11 e 12 de outubro, às 11 horas e às 15 horas

Local: Espaço Cultural Tattersal – Parque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo 455 – Barra Funda

Apresentações gratuitas – Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.

- Publicidade -

Lotação: 179 lugares

Bike Arte no Largo da Batata

Dia 12 de outubro acontece em São Paulo mais uma edição do Bike Arte, um festival de rua independente que desde 2012 leva arte e cultura da bicicleta para os espaços públicos da capital.

Organizado pelo Instituto Aromeiazero em parceria com diversos artistas e coletivos que discutem a cidade, a ideia é dar a cada edição mais abertura e diversidade ao Festival, misturar exposição, arte, cultura de rua, pessoas, bicicletas, comida, feira, brincadeiras e muita música. Toda a programação é gratuita.

"Muito mais do que um festival de rua, o Bike Arte se propõe a ser uma experiência ao ar livre para o cidadão paulistano induzido ao entretenimento em locais privados e pagos. A ideia é provocar novos olhares, dar elementos, aproximar do meio ambiente e aprofundar as reflexões sobre o que é uma cidade melhor para se viver", explicou Cadu Ronca um dos idealizadores do evento e integrante do Aromeiazero.

"Para inserir a bicicleta na dinâmica de uma cidade é preciso mais do que ciclovias ou ciclofaixas. Precisamos fomentar a cultura da bicicleta, formar uma massa crítica que lute pela ocupação e convívio no espaço público. Uma massa heterogênea, com pessoas de idades, classes e regiões diferentes, mas com a mesma necessidade de melhorar a mobilidade urbana, o acesso a cultura, mais espaços de convivência e, consequentemente, qualidade de vida", lembrou Murilo Casagrande.

Programação para toda a família!

A criançada têm diversão garantida no Bike Arte 2014 e os adultos também! Entre as atividades já estão confirmadas oficina de xilografia, de criação de pipas, de stencil, desenho e pintura, horta em bancos, tatuagem nas bicicletas, mural artístico, futebol na praça, bike anjo, bicicleta geradora de energia, bandas e muito mais.

O Festival acontece a partir das 10h da manhã e vai até às 21h.


Foto: Paulo Henrique Baumann/Flickr

Serviço:

O quê: Festival Bike Arte

Quando: 12 de outubro – domingo

Horário: das 10h às 21h.

Onde:

– Largo de Pinheiros/ Largo da Batata próximo ao Mercado de Pinheiros

– Feira Gastronômica "O Mercado" – no Mercado de Pinheiros

Clique aqui e veja mais informações sobre o evento e os detalhes da programação.

Oficina de Piões

No Dia das Crianças, 12 de outubro, das 15h às 17h, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará uma programação especial. O museu convida pais e filhos a conhecerem a casa onde o poeta viveu, além de participarem de uma atividade lúdica voltada a brinquedos que fizeram a alegria das gerações passadas.

Durante a oficina “Brinquedos que giram”, que será coordenada pelo núcleo de ação educativa, os participantes irão aprender a confeccionar algumas variações de um dos brinquedos mais tradicionais da cultura brasileira, o pião, além de outro brinquedo giratório, o corrupio. Esta será uma oportunidade para as crianças de hoje conhecerem toda a magia dos antigos brinquedos.

A atividade é gratuita. Serão oferecidas 15 vagas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário inscrever-se antecipadamente, pelo telefone 3673-1883 ou e-mail: [email protected]


Foto: Gustavo Henrique/Flickr

Serviço:

Casa Guilherme de Almeida

Endereço: Rua Macapá, 187, Pacaembu

Telefone: (11) 3672-1391

Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br