Como dizia Tim Maia, é primavera. Estação das flores e das cores. É nessa época que Primavera flore – não a estação, a planta, que também é chamada de Buganvília. Além dessa, outras flores nativas também desabrocham nesta época. Pedimos, então, para a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade UNG (Universidade de Guarulhos), Marta Greiner, separar uma lista de algumas delas, além de algumas dicas e cuidados para estas plantas. Confira abaixo:

Flores nativas da primavera

Caliandra

Gloxínia

Heliconia velloziana

Ipomeia (várias)

Canna limbata

Begônia (várias )

Buganvília ou Primavera

Onze horas ou Portulaca

Caladium ou Tinhorão

Dicas para todos os tipos de plantas:

Na primavera podem ocorrer chuvas fortes que lavam o solo e não infiltram, por isso é muito importante verificar se a planta precisa de água todos os dias, principalmente se a muda estiver em solo arenoso.

Muitas plantas apresentam desenvolvimento de folhas novas nesse período, o que pode atrair muitas “bichinhos indesejados”. Os pulgões e cochonilhas adoram esse período para infestarem as plantas. O spray de óleo de neem é um excelente produto para controlar essas pragas.

Lembre-se de retirar folhas e ramos que secaram no inverno!

Outra dica importante nesse período é a limpeza, poda e adubação para as plantas que terão um longo tempo para se estruturam e, também, se adaptarem em novos vasos ou espaços de jardim e, claro, um solo rico em matéria orgânica.

Emily Santos é aluna de Jornalismo, tem paixão por animais, pela natureza e por livros. Caçula de seis irmãos, criada na Bahia, ela retornou à metrópole paulistana para cursar faculdade e descobrir novos horizontes.