O carnaval já está aí e ninguém quer fazer feio na avenida. Por isso, o CicloVivo separou uma série de dicas para deixar as comemorações mais legais e conscientes. Fique atento para não pagar mico e estragar a festa!

1. Beba com moderação

Álcool e carnaval são praticamente sinônimos. No entanto, respeite os limites do seu corpo. Não beba até ficar fora de si. Isso evita desavenças e muitas situações vergonhosas. Existem muitos drinks que combinam bem com a mistura de bebidas, mas o que não combina com isso é o álcool e a direção. Então, se beber, mesmo que seja pouca, não dirija.

2. Não faça xixi na rua

Em hipótese alguma use a rua como banheiro. Além de deixar um odor desagradável e colaborar para a proliferação de doenças, esta atitude invade a privacidade e o espaço das pessoas que estão ao redor. Portanto, lugar de xixi é no banheiro e só.


Foto: Jan Ribeiro/Prefeitura de Olinda

3. Hidrate-se

Além do sol, a folia de carnaval também envolve muita atividade física. Por isso, atente à hidratação. O ideal é fazer essa recomposição com água ou sucos de frutas naturais. Os refrigerantes e bebidas alcoólicas acabam tendo o efeito contrário, exercendo a função de diurético e ainda enchendo o organismo de sódio.

4. Não jogue lixo na rua

Lugar de lixo é no lixo. Mesmo que nem todos os locais que recebem festas de carnaval estejam bem equipados com lixeiras, isso não significa que o chão deve cumprir essa função. Para colaborar com a limpeza da cidade, cuide do seu próprio lixo. Se possível, carregue consigo um saquinho para armazenar os resíduos até encontrar o lugar apropriado para o descarte.

5. Descanse

Mesmo que cada segundo do carnaval oferece um atrativo diferente, reserve um tempo para descansar. O corpo precisa se recompor para que aguente a agitação seguinte.

6. Proteja-se

Se a folia acontecerá durante o dia, lembre-se de proteger a pele e os olhos. Use protetor solar, chapéu, boné e óculos de sol. Esses cuidados simples podem fazer toda a diferença para que o feriado tenha um final tão feliz quanto o seu começo.


Foto: Raiz de Dois/Flickr

7. Coma bem

Assim como a hidratação, os cuidados com a alimentação também são essenciais. Evite comidas muito pesadas se você for passar muito tempo no sol. Dê preferência a alimentos frescos, como frutas e vegetais. Antes de comer na rua, analise a qualidade do local e evite problemas com intoxicação.

8. Reaproveite a fantasia de outro carnaval

Mesmo se você não quiser repetir a fantasia, ainda existem outras opções. Para evitar a compra de novas roupas que serão usadas apenas uma vez, veja se os amigos não querem trocar fantasias entre si. Ainda é possível usar a criatividade para customizar uma roupa que está encostada no armário e transformá-la em uma fantasia personalizada e descolada. Alguns materiais recicláveis também podem servir para este propósito.

9. Gentileza gera gentileza

Aproveite a festa. Evite estragar tudo arrumando confusões. Para isso, pratique a gentileza e também a paciência. Antes de dar uma resposta torta ou agredir física ou verbalmente alguém, pare, pense, respire e lembra que o carnaval deve ser feito de alegria. Depois, esqueça e siga em frente.

10. Use camisinha

Mais uma vez, proteja-se. Este pequeno detalhe pode mudar a sua vida. Não esqueça da camisinha para evitar arrependimentos e problemas futuros. 

Redação CicloVivo