O descarte incorreto e uso indiscriminado do plástico tem dado o que falar nos últimos tempos e diversos segmentos da indústria e de design estão trabalhando para apresentar soluções para reduzir o consumo de plástico de uso único. Foi o que fez Niki Singlaub, um norte-americano especializado em desenvolvimento de produtos, quando criou a Hydaway, uma garrafa de silicone portátil que pode ser levada para qualquer lugar.

Desenvolvida para caber no bolso de trás de qualquer calça, a garrafa tem dois tamanhos diferentes, 500ml e 850ml, e é bastante leve. Seu design colapsável de retração e expansão permite que o recipiente vá de um pequeno volume de 4cm de altura a uma garrafa de 15cm em segundos.

Feita de silicone de grau alimentício e plástico livre de Bisfenol A (BPA), a Hydaway tem design antivazamento e é fácil de lavar. Além disso, ela vem num estojo de viagem para facilitar o transporte e tem duas opções de tampas, além de diversas cores para o usuário escolher.

Segundo a página do produto no Kickstarter, desde 2015, a Hydway pode ter ajudado a prevenir que mais de 1,100 toneladas de plástico fossem utilizados desnecessariamente.

Copo Menos 1 lixo

Foto: Menos 1 Lixo/Instagram/Reprodução

Com a proposta parecida com a da Hydaway, o copo reutilizável dobrável vendido no site Menos 1 Lixo é uma opção para o uso de copos descartáveis oferecidos pelos comércios do mundo todo. O design e a produção do copo Menos 1 Lixo são 100% brasileiros e o produto é livre de BPA, ftalatos e metais pesados.

De acordo com as informações do site, cada copinho de plástico descartável precisa de 3 litros de água para ser produzido e demora séculos para se decompor na natureza. Cada copo retrátil Menos 1 Lixo pode economizar até 150 copos por mês.

Emily Santos é aluna de Jornalismo, tem paixão por animais, pela natureza e por livros. Caçula de seis irmãos, criada na Bahia, ela retornou à metrópole paulistana para cursar faculdade e descobrir novos horizontes.