- Publicidade -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou o PoCA – um portal de cursos abertos e gratuitos oferecidos na modalidade a distância, destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, ao participante. O PoCA pode ser acessado aqui, onde estão disponíveis cinco formações nas áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido, com carga horária variando de duas a 10 horas.

- Publicidade -

Desses cursos, um já conta com versão em Inglês. A ideia é que o conteúdo dos próximos cursos, em Português, seja traduzido em Inglês e Espanhol. Propostas nas áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação Especial e Tecnologias na Educação também já estão sendo produzidas.

Lançado durante o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – realizado na UFSCar -, o PoCA já contabiliza mais de 400 usuários cadastrados e, para acessar, basta preencher um cadastro simples.

A sigla do PoCA faz uma dupla referência: além de abreviar a expressão “portal de cursos abertos”, também remete ao verbo pocar (póka+ar), palavra de origem Tupi que significa “bater com força, estourar”. Esse sentido vai ao encontro do anseio da equipe da CIPeF em dar ampla divulgação e acesso aos conteúdos formativos e provocar mudanças a partir deles.

O PoCA nasceu do projeto Inovaeh, um site que funciona como um espaço de apoio ao ensino híbrido, com cursos e materiais sobre abordagens híbridas e práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 

- Publicidade -

Proposta de cursos

Além de oferecer a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento, o PoCA está aberto para receber a proposição de novos cursos. O proponente pode ser servidor docente ou técnico-administrativo da UFSCar ou de qualquer outra instituição de Ensino Superior.

Para enviar as propostas, é necessário preencher informações como nome do curso, descrição, justificativa, público-alvo, carga horária, objetivos, critérios para certificação e bibliografia básica, bem como indicar quais materiais didáticos e atividades do Moodle serão utilizados – o formulário já apresenta uma série de opções.

Caso necessário, a SEaD oferece apoio na produção de materiais didáticos, criação de banco de questões, edição da sala virtual no Moodle, além de suporte e orientação durante todo o processo de propositura. Os interessados em propor cursos devem ler o regulamento e fazer a proposição. Quem preferir, pode entrar em contato com a SEaD, pelo [email protected] ou pessoalmente, na própria Secretaria (localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar).

- Publicidade -