No útimo sábado (6) foi realizada uma atividade de manejo na trilha da Pedra do Conde no Parque Nacional da Tijuca (RJ) e muitas outras ações estão previstas para este mês. Uma delas será um mutirão, agendado para o dia 14 de janeiro, na trilha do Pico da Tijuca para retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado e da nova área com mirante. Também há atividades de voluntariado durante a semana, às terças, quartas e quintas.

Quem quiser se juntar ao trabalho voluntário no Parque Nacional da Tijuca pode realizar o cadastro através da página disponível aqui. Também é possível acompanhar as futuras programações na página do grupo de voluntariado do parque no Facebook e no chat coletivo do grupo no Google, onde as programações são publicadas mensalmente.

O Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para que as pessoas possam exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar, juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção. Atualmente o Programa é desenvolvido em mais de 152 unidade de conservação do ICMBio.

Veja a programação completa de janeiro no Parque da Tijuca:

11/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

13/01 (sexta) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

14/01 (sábado) – Mutirão Trilha do Pico da Tijuca: Retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado da trilha e da nova área com mirante. Nível de esforço: médio (trilha de 1 hora e uso de ferramentas agrícolas).

16/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

17/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

18/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

20/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

23/01 (terça) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

24/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

25/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

27/01 (sábado) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

30/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

31/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.