- Publicidade -

Metrô no RJ promove troca-troca de livros

Evento acontece na próxima quinta-feira (01), das 14h às 20h. Cada usuário poderá levar para a casa até três novos livros.

Na próxima quinta-feira (1), o MetrôRio vai promover uma edição de troca de livros na estação Central. Para participar, é só levar até três livros usados e em perfeito estado até a biblioteca Estação Leitura. Chegando lá, basta escolher até três títulos expostos nas prateleiras e se deliciar com novas histórias.

- Publicidade -

O espaço fica próximo ao acesso principal e é aberto entre 14h e 20h. É importante ressaltar que não serão aceitos livros didáticos ou escolares.

Estação Leitura

A biblioteca Estação Leitura funciona há 4 anos na estação Central do MetrôRio. Esta é uma forma de proporcionar o acesso gratuito a livros e atividades literárias. O atendimento acontece às segundas e sextas, das 8h às 14h, e às terças e quintas, das 14h às 20h. O empréstimo de livros dura até sete dias, podendo renovar por mais uma semana. O catálogo digital do acervo pode ser consultado na página oficial do projeto no Facebook.

O projeto tem o patrocínio da prefeitura da cidade, da Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Troca-troca de livros

Local: Em frente ao balcão de atendimento da biblioteca Estação Leitura, na estação Central do MetrôRio

- Publicidade -

Data: 01/03/2018

Horário: 14h às 20h

Literatura de graça no Rio

Além do MetrôRio, que se destaca no patrocínio a essa iniciativa, algumas empresas públicas e privadas têm projetos para acesso gratuito a livros.

- Publicidade -

A Linha Amarela, as Lojas Americanas e a Americanas.com patrocinam o projeto “Livros nas Praças”, no qual dois ônibus-biblioteca, um azul (Linha Amarela) e um vermelho (Lojas Americanas e Americanas.com), percorrem diversos bairros da cidade fazendo empréstimo gratuito de livros.

Outra iniciativa é o “Banca de Livros”, criado pela Alternativa Cultura, com o objetivo de facilitar e estimular o hábito da leitura em bairros e comunidades da cidade do Rio de Janeiro, com o empréstimo gratuito de livros para crianças, jovens e adultos.

A Biblioteca Euclides da Cunha, que fica no prédio do Ministério da Educação e pertence à Biblioteca Nacional, faz empréstimo de livros sem nenhum custo. Basta se associar para pegar os livros. O empréstimo dura até 15 dias. Mais informações aqui.

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) também é aberta ao público em geral. O acervo é composto por obras da literatura brasileira e estrangeira, além de título de psicologia, legislação, história e teses de doutorado e mestrado. A biblioteca fica na Avenida Pasteur, na Urca.

A prefeitura do Rio também tem diversas bibliotecas populares em bairros das zonas Sul, Norte e Oeste. Além do empréstimo gratuito de livros, há atividades culturais para crianças e jovens. O acervo das bibliotecas pode ser consultado no site da prefeitura.