Para promover a criatividade empreendedora, a Engie Brasil abriu inscrições para o Prêmio ENGIE Brasil de Inovação. A premiação, que tem como temas Inovação Social e Transição de Energia, é aberta a empresas (start-ups), empreendedores brasileiros e instituições que apresentem soluções inovadoras, com foco no futuro dos negócios da companhia e que, ao mesmo tempo, gerem impacto positivo para a sociedade e contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A intenção é que as inciativas possam ser aplicadas no país, atendendo aos seguintes objetivos:

  • Promover a saúde e o bem-estar da população, independente de faixa etária;
  • Garantir o acesso de todos a serviços de água e saneamento geridos de forma sustentável;
  • Garantir o acesso de todos a serviços energéticos confiáveis, sustentáveis ​​e modernos a um custo acessível;
  • Construir uma infraestrutura resiliente, promovendo a industrialização sustentável que beneficia a todos e incentivando a inovação;
  • Garantir que as cidades e os assentamentos humanos sejam inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  • Estabelecer padrões sustentáveis ​​de consumo e produção;
  • Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos.

O projeto vencedor poderá firmar uma parceria com a Engie para ser implementado no país. A Engie é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil e tem foco crescente em serviços e soluções, como monitoramento por câmeras, controle de tráfego inteligente, iluminação pública, eficiência energética, geração solar descentralizada (painéis instalados em residências, edifícios comerciais ou empresas), entre outras.

“O prêmio Engie Brasil Inovação é uma ponte aberta pela companhia para uma nova abordagem de inovação. A Engie busca start-ups e instituições para construir em conjunto as soluções de energia do amanhã, permitindo que empreendedores proponham projetos dentro do conceito de inovação social, com benefícios para a todos”, disse Maurício Bähr, CEO da Engie Brasil.

Segundo Bähr, o foco é buscar projetos não apenas mais eficientes e mais inteligentes, mas também mais sustentáveis em prol do bem estar da população. Além disso, diz, o prêmio “é boa oportunidade para criar novos negócios para a companhia.”

Engie Innovation Week 2018

O vencedor será premiado no Engie Brasil Innovation Day 2018, que acontece no dia 02 de maio no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O projeto selecionado participará do evento internacional de inovação, o Engie Innovation Week 2018, realizado em Paris no final de maio. As passagens e hospedagens do gerente do projeto ganhador e mais um membro da sua equipe serão custeadas pela companhia.

As inscrições para Prêmio Engie Brasil de Inovação 2018 estão abertas até o dia 14 de abril. O regulamento e o formulário para cadastrar os projetos estão disponíveis clicando aqui.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.