O Sustentável Show, que acontece entre os dias 19 e 23 de junho no Mercado Municipal de Curitiba, está se aproximando. O evento de sustentabilidade conta com uma exposição permanente e uma série de fóruns que vai reunir especialistas e estudos de caso com foco em água, reciclagem, energia e construções sustentáveis.

O Fórum Energia, que será em 21 de junho, terá a presença de Guido Petinelli, que vai falar sobre autossuficiência em energia. Guido é sócio-diretor da Petinelli, empresa de engenharia e consultoria em construção sustentável com escritórios em Curitiba, Balneário Camboriú e Porto Alegre. Formado em Arquitetura no Canadá com especialização em Finanças no MIT, entre 2006 a 2008 enquanto Diretor de Desenvolvimento para o Conselho Mundial de Construção Sustentável (WorldGBC) foi responsável pela expansão da rede de GBC’s na América do Norte e Sul, Europa, Norte da África e Oriente Médio, inclusive do GBC Brasil do qual é Membro Fundador.

O GBC Brasil integra o Programa Global “Advancing Net Zero”, lançado pelo World Green Building Council com o objetivo de contribuir para o cumprimento das metas do acordo da COP 21 (Paris) e de zerar as emissões de carbono na atmosfera oriundas do setor da construção civil até 2050, de forma que todas as novas edificações e grandes reformas se tornem Net Zero a partir de 2030 e 100% dos edifícios se tornem Net Zero até 2050.

Guido Petinelli é pioneiro no Brasil em empreendimentos Net Zero Energia e Net Zero Água com seis deles já em operação, sendo três deles em Curitiba, e mais de 30 em andamento pelo país, demonstrando por esses números e cases, a viabilidade técnica e econômica dessa meta global. É ainda líder na conquista de mais de 50% das certificações no Brasil do mais alto nível LEED Platinum, destacando-se a mais recente na versão LEED V4 e o LEED CI com a terceira maior pontuação mundial.

Exposições e Inscrições

A entrada no Mercado e visita às exposições do evento são gratuitas e estará aberta até o dia 23 de junho. Já as inscrições para os fóruns podem ser feitas no site do sustentavel.show e os valores variam de 30 a 60 reais por fórum, e dá direito a um almoço no Mercado Municipal de Curitiba.

O público do Mercado Municipal, o principal e mais tradicional endereço de compras em Curitiba, é esperado nas exposições, nas quais serão apresentados vários tipos de produtos voltados para sustentabilidade. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná.

Serviço

Sustentável Show: de 19 a 23 de junho
Local: Mercado Municipal de Curitiba – Espaço Maurício Burmester do Amaral (acima do setor de orgânicos)
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro, Curitiba (veja no mapa)
Exposição: (entrada gratuita)
Fóruns: Para inscrições, clique aqui.
Mais informações em: sustentavel.show/curitiba-2018