Acontece neste sábado, 14 de abril, no bairro do Bixiga, um dos mais tradicionais de São Paulo, uma mobilização para conscientizar e incentivar o descarte correto do lixo. A região sofre há algum tempo com o excesso de lixo descartado de forma incorreta nas calçadas, o que acarreta em inúmeros problemas para quem mora e transita pela ruas do bairro.

Esta é uma iniciativa da Associação Novolhar e faz parte do Projeto Conexões Cidadãs, cujo objetivo é engajar crianças e adolescentes em atividades que reforcem a ideia de que a comunidade, quando unida, pode fazer grandes transformações. O projeto é realizado em parceria com uma empresa do setor privado e tem apoio da Prefeitura Regional Sé, do SASF Bela Vista, do Teatro Incêndio, da INOVA e da LOGA, empresas responsáveis pela limpeza e coleta de lixo em São Paulo.

A mobilização acontecerá no período da manhã, entre as ruas Treze de Maio, Santo Antônio e São Vicente, identificadas como locais com pontos “viciados” de descarte incorreto do lixo. O foco principal será um mutirão de limpeza, coleta de lixo e colocação de lixeiras pela INOVA e LOGA. Simultaneamente, crianças e jovens moradores, além de outros voluntários, estarão distribuindo nas casas e estabelecimentos comerciais uma cartilha educativa e cartazes com orientações sobre a forma correta de descartar o lixo. Nesta manhã, também haverá intervenções artísticas com a temática do lixo, música, pipoca e uma oportunidade de interação entre os diversos atores da comunidade.

Serviço

Mutirão do Lixo na Bela Vista

Local: Ruas Treze de Maio, Santo Antônio e São Vicente, no Bixiga

Horário: das 9h às 13h

Foto: Dornicke/cc