Por ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove neste sábado (24) a inauguração do projeto Caminhos da Flona. O evento é realizado pela Floresta Nacional de Brasília em parceria com o Grupo de Caminhada de Brasília (GCB). Tendo início na entrada da Floresta, localizada em Taguatinga, no Distrito Federal (DF), ele é aberto à comunidade. Duas novas trilhas – a Buriti com 18 quilômetros e a Sucupira com 36 quilômetros – serão inauguradas. Além disso, duas trilhas menores (Pequi – 6km e Jatoba – 12km) ganharam novos atrativos e elementos, além de pequenos ajustes nos seus percursos.

As trilhas foram construídas em parceria com o GCB, que voluntariamente trabalhou no estudo dos trajetos, na demarcação e na sinalização. O projeto contou com a colaboração de mais de 100 pessoas, totalizando cerca de 4.500 horas de trabalho voluntário. O Grupo é um espaço aberto de praticantes de caminhadas que se organiza de forma voluntária e colaborativa.

Os caminhos percorrem diferentes fitofisionomias e pontos de atratividade paisagística variada e evitam as áreas mais sensíveis em termos do solo, da vegetação e dos recursos hídricos. Depois da cerimônia de inauguração, todos estão convidados a conhecer os caminhos, acompanhados pelos amigos do GCB.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Sucupira, que é de 36 quilômetros, é a primeira trilha, dentro de Unidade de Conservação do Distrito Federal, a ser feita em dois dias com um ponto de pernoite. Entretanto, para fazê-la é necessário agendamento prévio com o chefe da Unidade de Conservação ou pelo e-mail flonabrasilia.df@icmbio.gov.br.

Conheça o mapa georrefenciado dos Caminhos da Flona.

Quando e onde

O quê: Inauguração do Projeto Caminhos da Flona, além de 2 novas trilhas para caminhadas

Quando: neste sábado (24), às 8h. E ao longo do dia terá caminhadas com guias voluntários.

Onde: Floresta Nacional de Brasília, BR 070, km 3, Taguatinga/DF

Foto: Danúbia Melo