A AMA, água mineral da Cervejaria Ambev, dá as boas-vindas ao público do 8º Fórum Mundial da Água no espaço Green Nation, na Vila Cidadã. De 17 a 23 de março, das 9h às 21h, os visitantes podem vivenciar gratuitamente nove instalações que ocupam cerca de 2.700 m² com experiências interativas, sensoriais e emocionais. A ideia em torno das atrações é incentivar e educar as pessoas sobre a importância da água e da garantir seu acesso à toda a população.

A AMA, além de ser uma água mineral, é um negócio social: ela reverte 100% do seu lucro para projetos de acesso ao recurso no semiárido. “A AMA faz parte do nosso sonho na Ambev de construir um mundo melhor. Ao bebê-la, você contribui para que mais pessoas tenham acesso a água. Sabemos da importância em mostrar para as pessoas como preservar água e que elas tenham ciência dos problemas de acesso que existem hoje. Há formas de ajudar e estamos aqui para unir mais pessoas nesta causa”, explica Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

Com cenários lúdicos, as instalações no Green Nation mostram a água sob diferentes perspectivas como alimento, rio, mar, gelo, mata ciliar, transporte, reciclagem, inovação e tecnologia. Um dos destaques, o “Falta Água”, é um jogo de realidade virtual que reproduz a seca extrema do semiárido. O jogador deve enfrentar diversos obstáculos para buscar água em poços com baldes e voltar até sua casa, reproduzindo uma ação costumeira de milhares de brasileiros que vivem em regiões de seca. Estimulando a importância da água, o desafio incentiva a conscientização e a economia com pequenas mudanças de hábitos no cotidiano.

Focada em sustentabilidade, a estação “PET Vira PET” mostra cada etapa da reciclagem e como as garrafas PET usadas são transformadas em novas garrafas. O processo de reciclagem mostra aos espectadores a economia de água para produção de novas embalagens e como este processo ajuda a reduzir a quantidade de lixo.

O público também pode interagir com as instalações Estação Antártica, Submarino, Nave, Asa Delta, Florestas do Mar, Plante Água e Sabores e Sentidos. Também serão realizadas oficinas de cocriação, Festival Multimídia, Mostra de Cinema, oficinas maker, oficinas de design thinking para crianças, contação de histórias e muito mais.

SERVIÇO

Green Nation – Vila Cidadã
Data: De 17 a 23 de março
Horário: das 9h às 21h
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha
Entrada gratuita

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.