Com cinco capítulos e redigido por 12 autores, o ebook “Educação Ambiental sobre Manguezais” foi recentemente publicado pelo Instituto de Biociências, da UNESP Câmpus do Litoral Paulista. A publicação foi organizada pelo professor Marcelo Pinheiro  e professora Ana Carolina Talamoni. Os autores buscaram, em linguagem acessível, expor os conhecimentos disponíveis e suas experiências sobre as diferentes áreas relacionadas ao tema ambiental.

O produto detêm ideal educativo, acessível e capaz de orientar tanto os tomadores de decisões, como interessados em colaborar com boas práticas. Isso pode ajudar na sensibilização sobre a importância do ecossistema manguezal, visando uma mudança comportamental individual e coletiva. O primeiro capítulo revela informações sobre a biologia, ecologia e impactos ao ecossistema manguezal. Já o segundo capítulo apresenta um histórico sobre a educação ambiental, com ênfase aos manguezais. No terceiro capítulo é apresentada uma avaliação da educação ambiental em escolas do ensino fundamental no município de São Vicente. No capítulo quarto são apresentadas atividades práticas e dinâmicas de grupo para crianças de +5 e +7 anos. Inclusive com dados relacionados a avaliação por parte de crianças. E, finalmente, no quinto e último capítulo uma série de lendas e crendices populares sobre manguezais.

“Como bem expõe o texto, o manguezal é um dos mais eficientes sistemas de transformação de matéria orgânica em nutrientes para o meio. A confluência de características específicas dos ambientes terrestres, marinho e de água doce define uma estrutura única no planeta. Ela abriga elevada diversidade biológica, se auto-regula, e oferece trabalho, renda, alimento e proteção, mantendo a qualidade de vida para muitos. Assim, não há mais condições de permanecermos paralisados ante a degradação promovida pelos interesses econômicos ou políticos específicos, que costumam prevalecer ao bem comum”, afirma, no prefácio da obra, a Dra. Ana Maria Torres Rodrigues, ex-Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do CEPSUL (Centro Especializado do ICMBio)

O ebook pode ser baixado neste link.

Veja também: Brasil perde 20% de seus mangues em 15 anos.