O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, e a Brasil Bioma, empresa que desde 2008 ministra cursos de extensão em Identificação de Plantas, realizam nos dias 4 e 5 de agosto o 35º Curso de Identificação em Campo das Famílias e Principais Gêneros Arbóreos da Mata Atlântica. O workshop será na Reserva Legado das Águas, na cidade de Miracatu (SP). As vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected] e mais informações estão disponíveis no site da Brasil Bioma.

O curso é destinado a estudantes técnicos, de graduação ou pós-graduação na área de Meio Ambiente, Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica, Ambiental e Florestal, profissionais, consultores ambientais, botânicos e demais interessados.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer o domínio Mata Atlântica, seus fatores condicionantes e fisionomias; identificar os diferentes estágios sucessionais da floresta, com base na análise de sua fisionomia e composição de espécies; e ter contato com conhecimentos na área de morfologia – que podem servir de subsídios na atividade de identificação de plantas nativas por meio de chave de identificação elaborada pelos docentes, a partir de caracteres vegetativos básicos das famílias botânicas. Essa chave, inclusive, tem alcance nacional e pode ser utilizada em todos os Estados e domínios fitogeográficos.

“A parceria do Legado das Águas com a Brasil Bioma traz a oportunidade de estudantes, consultores ambientais e pesquisadores conhecerem in loco detalhes de um dos principais ecossistemas de Mata Atlântica nativa do país, que, pelo estágio avançado de conservação, possibilita importantes pesquisas botânicas”, afirma Frineia Rezende, gerente executiva da Reservas Votorantim.

O curso

O curso terá 20 horas de carga horária, nas quais os consultores ambientais Rodrigo Polisel – Biólogo pelo Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) e doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Bruno Aranha – Engenheiro Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP e doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp, comandarão palestras teóricas e de campo, com atividades no Viveiro e nas trilhas do Cambuci e da Figueira.

“O treinamento aborda as ferramentas práticas para que qualquer interessado em Botânica ou profissional da área ambiental passe a reconhecer as plantas no campo, utilizando adequadamente a bibliografia impressa e base de dados disponível sobre o tema. Além disso, efetuar o curso no Legado das Águas oferecerá ao participante uma oportunidade incrível para entender qual o padrão de floresta bem conservada da Mata Atlântica do ponto de vista florístico e da estrutura da vegetação”, afirma Rodrigo Polisel, um dos ministrantes e idealizador do curso.

O pacote do curso inclui hospedagem, alimentação, apostila, CD com fotos das principais espécies (destacando os aspectos abordados), equipamentos utilizados durante as práticas do curso e certificado.

Serviço

Data: 4 e 5 de agosto

Carga Horária: 20 horas

Local: Reserva Legado das Águas – Miracatu/SP (80 km de São Paulo)

Inscrições: [email protected]

Informações: Clique aqui