- Publicidade -

Rio de Janeiro é a cidade com mais ciclovias na América-Latina

O título de Capital Latino-Americana de Ciclovias foi concedido à cidade nesta semana, após a capital fluminense superar Bogotá, na Colômbia, em quilômetros de vias exclusivas para bicicletas.

O Rio de Janeiro se tornou a Capital Latino-Americana de Ciclovias. O título foi concedido à cidade nesta semana, após a capital fluminense superar Bogotá, na Colômbia, em quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. A expansão da malha cicloviária faz parte dos projetos de mobilidade urbana visando os jogos olímpicos de 2016, mas os resultados acabaram aparecendo antes do previsto.

- Publicidade -

Após uma visita técnica realizada na última segunda-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, foi constatado que existem 380 quilômetros de ciclovias cortando as ruas do Rio de Janeiro, enquanto a capital colombiana possui 376 km, a segunda maior malha cicloviária da América-Latina.


Foto: Eduardo Otubo/Flickr

De acordo com a Prefeitura do Rio, atualmente 5% da população local utiliza a bicicleta como meio de transporte diariamente, principalmente para completarem trajetos curtos. Mas, o intuito é expandir e facilitar ainda mais o uso da bike como uma alternativa segura para os deslocamentos na cidade.


Foto: BH em Ciclo/Flickr

- Publicidade -

A meta governamental é de que o Rio de Janeiro tenha 450 quilômetros vias exclusivas até 2015. As ciclovias devem se espalhar por diferentes bairros para que sejam usadas realmente opção para o transporte e não apenas para o lazer. Para tornar essa malha ainda mais eficiente, a prefeitura local planeja destinar mais espaço para as bicicletas nos metrôs e oferecer paraciclos, bicicletários e aluguel de bicicleta para quem mescla a bicicleta com o transporte coletivo. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -