O Connected Cycle é um pedal que transforma qualquer bicicleta em uma bike inteligente. A tecnologia foi desenvolvida pela start up francesa de mesmo nome e, em breve, estará disponível para financiamento coletivo, para que seja produzida em larga escala.

O sistema foi pensado para ser uma solução simples, principalmente para o roubo de bicicletas. Com o equipamento instalado na bike, o proprietário é imediatamente notificado sempre que a bicicleta for movida. Além disso, ele também permite que ela seja rastreada em qualquer lugar.

A segurança é o fator principal da ideia, mas seus benefícios não param por aí. O pedal é equipado com GPS, capaz de salvar as informações sobre os passeios realizados. O sistema registra automaticamente velocidade, rota, inclinação e calorias queimadas a cada viagem.


Foto: Divulgação

Todas as estatísticas coletadas ficam armazenadas em uma nuvem e são disponibilizadas aos usuários através de um aplicativo disponível para smartphones.

Para garantir a facilidade, o pedal tecnologia é autossustentável em termos energéticos. Ele gera a própria eletricidade necessária para o seu funcionamento e não precisa de uma conexão extra com a internet. Assim sendo, não é necessário usar cabos ou recarregar as baterias.


Imagem: Divulgação

A instalação pode ser feita em qualquer bicicleta e por qualquer pessoa, mesmo sem muito conhecimento de mecânica de bicicletas, em apenas dois minutos. Para completar a segurança, o pedal somente pode ser retirado com o uso de uma chave codificada, disponível apenas para os donos das bicicletas.

Redação CicloVivo

 

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.