Ser um ciclista em Nova York também tem suas dificuldades. Assim como acontece em grandes cidades do mundo, existem vias rápidas, congestionamentos e pontes, que dificultam o compartilhamento das vias entre motoristas e ciclistas. Mas, quem pedala pela metrópole norte-americana tem um novo motivo para comemorar: a cidade inaugurou recentemente uma ciclovia que liga o Bronx à Manhattan.

A estrutura levou anos até ser entregue e contou com investimento de US$ 6 milhões. A construção vai muito além de oferecer um espaço seguro para os ciclistas, mas tem extrema importância social também. Com a ciclovia, os moradores do South Bronx agora conseguem acessar de bike um importante parque da região, o Randalls Island Park, que antes era acessível apenas por pontes exclusivas para carros.

Em reportagem do NY Times, muitos moradores do Bronx explicaram que nunca haviam visitado a área de lazer por causa deste impedimento de locomoção. O parque, que conta com campos, quadras de tênis, áreas de lazer e descanso, horta urbana e muito mais, deve ser um grande diferencial na vida das pessoas que moram em uma região carente de grandes áreas verdes.

A nova ciclovia inclui também passagem para pedestres, que agora não precisam pegar transporte público até Manhattan para depois voltarem ao parque. A estrutura parece ser um marco em termos de mobilidade, planejamento urbano, qualidade de vida e igualdade em Nova York.

Redação CicloVivo