Na última quinta-feira (26), a Prefeitura de São José dos Campos, interior de São Paulo, realizou a entrega oficial de 30 carros elétricos que servirão à Secretaria de Proteção ao Cidadão. De acordo com a gestão, a frota da Guarda Civil Municipal é a única no ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

Sem emissões

Os veículos são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. A nova frota é composta de veículos zero quilômetro, de quatro portas, com capacidade para cinco lugares, motor 100% elétrico e melhor desempenho em relação aos veículos a combustão.

Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota e a não emissão de ruídos ou gases.

Impacto

A introdução de carros elétricos nas rondas da GCM também representa uma redução significativa do impacto ambiental desse tipo de operação. Enquanto um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente.

Recarga

Os carros elétricos da Guarda Municipal serão abastecidos em três postos específicos de recarga: CEFE (Centro de Formação do Educador), em Santana, Paço Municipal e EMEF Antonio Palma Sobrinho, Parque Nova Esperança, na região leste.

Os locais foram definidos pela Prefeitura em pontos estratégicos para reduzir os deslocamentos das viaturas. Esse novo modelo, aumenta a segurança da população porque os carros continuam em operação durante o abastecimento.

Tecnologia dos automóveis BYD e5 e BYD e6

Os automóveis BYD e5 (sedan) e BYD e6 (SUV) são 100% elétricos com tração dianteira, freio regenerativo e amplo espaço interno. Os veículos vêm equipados com tecnologia de ponta com baterias de fosfato de ferro lítio, que garantem uma autonomia de até 300 km para o BYD e5 e de até 400 km para o BYD e6, com uma única recarga de até uma hora e meia.

O veículo BYD e6, oferecido para a prefeitura de São José dos Campos, é o mesmo que ganhou as licitações para o Governo Federal da China e para a Comissão Europeia, em Bruxelas.

A empresa BYD foi a vencedora da licitação para a locação dos veículos por um período de 36 meses. O valor do contrato é de R$ 3,9 mil por veículo ao mês.