Em setembro, o CicloVivo noticiou o investimento da empresa alemã de serviços postais DHL em furgões elétricos. A proposta que visa zerar as emissões de carbono até 2050 ganha agora uma nova fase com a implementação de veículos que não só são elétricos como também possuem filtros que absorvem as partículas emitidas pelo freio e a poeira dos pneus.

Apesar dos veículos elétricos se intitularem como “emissão zero”, eles poluem principalmente pelas partículas geradas pelo próprio uso do veículo. Um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, publicado em 2016, até chegou a afirmar que elétricos e híbridos poluem mais do que os veículos tradicionais por causa disso -, hipótese que gerou pouca repercussão na mídia. Mas, é por este fato que a DHL afirma que este é o primeiro automóvel verdadeiramente “neutro em emissão”.

O jornalista Sami Grover do Treehugger afirma que os filtros não capturam exatamente a poeira de freio e dos pneus, mas sim filtram o ar enquanto o veículo circula e têm capacidade de limpar tudo que o veículo emitir, tendo inclusive sensores de medição.

Por enquanto, a tecnologia está sendo testada em cinco veículos. Se tudo der certo, a DHL planeja implementar em uma frota maior que hoje soma cinco mil unidades de vans elétricas.

Redação CicloVivo