- Publicidade -

CicloFaixa de Lazer chega à represa Guarapiranga neste domingo

Começa a funcionar neste domingo (23) a CicloFaixa de Lazer que interligará a ciclovia da marginal Pinheiros e a represa de Guarapiranga. O percurso total tem 20,6 km de extensão em cada sentido.

Começa a funcionar neste domingo (23) a CicloFaixa de Lazer que interligará a ciclovia da marginal Pinheiros a represa de Guarapiranga. O percurso, que vai da estação Vila Olímpia da CPTM até Interlagos, na zona sul, tem 20,6 km de extensão em cada sentido.

- Publicidade -

Assim como as demais ciclofaixas espalhadas pela cidade de São Paulo, a nova estrutura funcionará apenas aos domingos e feriados nacionais. Apenas no trecho de 15 quilômetros da ciclovia é que os ciclistas podem pedalar com exclusividade em qualquer dia da semana.

O percurso a ser inaugurado faz parte do plano de governo do prefeito paulista Gilberto Kassab, que termina o mandato entregando cem quilômetros de “estrutura cicloviária”. No entanto, existem apenas 47,6 km de vias exclusivas para ciclistas e que funcionam todos os dias da semana em São Paulo.

Com a inauguração da nova ciclofaixa é possível ir do centro da cidade até a Guarapiranga utilizando apenas as vias exclusivas para bicicletas. Após sair da ciclovia da marginal, o ciclista passa por duas grandes avenidas: Miguel Yunes e Interlagos, até chegar à Avenida Atlântica, na orla da represa. O trajeto ainda não está interligado às ciclofaixas da zona norte e leste.

Mesmo com a inserção de ciclofaixas e ciclorrotas, a cidade de São Paulo ainda está muito aquém de outras grandes cidades mundiais em estrutura cicloviária. No Brasil, Rio de Janeiro é a mais equipada, com 270 quilômetros de vias exclusivas para bikes, a única cidade latino-americana com mais ciclovias é Bogotá, na Colômbia. Com informações do Estadão.

- Publicidade -

Redação CicloVivo