- Publicidade -

Ciclistas alemães traçam mapa de rotas para pressionar criação de ciclovias

Os dados podem ser usados para o planejamento de infraestrutura na cidade de Wiesbaden.

Um novo dispositivo está ajudando a cidade alemã Wiesbaden a se tornar mais amigável para os ciclistas. Uma agência criativa local criou um aplicativo que rastreia as rotas utilizadas para pedalar e adiciona-as em um mapa colaborativo que pode ser acessado por qualquer pessoa.

- Publicidade -

Há um ditado que diz que alguns só aprendem pela dor. E foi após ser eleita a pior cidade no país para andar de bicicleta (por uma organização especializada no modal) que Wiesbaden, uma das cidades termais mais antigas da Europa, buscou mudar esse conceito e uma das soluções foi o lançamento da ferramenta Radwende.

No aplicativo, que deve ser instalado no celular, as rotas são mapeadas de acordo com os caminhos traçados pelos próprios ciclistas. Automaticamente, elas são adicionadas a um mapa gigante no sistema “Crowdsourcing” – em que os serviços e ideias são obtidos e compartilhados a um grupo de pessoas. Isso estimula, principalmente, os novos ciclistas que terão uma gama de sugestões de trajetos.


Divulgação

Por meio do Radwende, também será possível ver linhas mais grossas nos locais onde as pessoas mais pedalam – o que indica as rotas mais populares. Isso ajuda na escolha, uma vez que a cidade tem pouca infraestrutura para a bicicleta.

- Publicidade -

O prefeito da cidade, junto a membros do conselho, foi o primeiro a obter uma versão impressa do mapa. A ideia é que esses dados possam ser usados como critério para o planejamento de infraestrutura de ciclovias e até como instrumento de pressão.

O Radwende está disponível apenas em alemão, mas para os ciclistas de outras partes do mundo há ferramentas como o Strava, que mapeia os trajetos mais utilizados por ciclistas no planeta. Já os paulistanos, podem acompanhar e colaborar com o MapLink que traça as melhores rotas da cidade.

Redação CicloVivo

- Publicidade -