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Capacete alerta ciclistas sobre a aproximação de carros e outras ameaças

Equipamento de segurança foi criado por uma equipe de estudantes universitários de São Francisco.

Um grupo de estudantes do College of the Art, em São Francisco, nos EUA, desenvolveu o Look System, um capacete que avisa os ciclistas quando um automóvel ou outra ameaça se aproxima da bike. O equipamento de segurança foi construído em parceria com a Intel e emite um sinal vibratório na direção do obstáculo, permitindo que o ciclista mude sua trajetória a tempo de evitar um acidente.

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A falta de segurança para as pessoas que andam de bike na cidade californiana foi o principal motivo para a criação do capacete. Em São Francisco, o número de acidentes envolvendo ciclistas aumentou proporcionalmente ao uso das bikes na cidade, causando preocupação entre as autoridades de saúde e transporte. “Existe uma sensação ruim entre os ciclistas, de que viver com certo nível de perigo é aceitável”, explicou Laurel Deel, um dos estudantes responsáveis pelo Look System. Entre os criadores, está o brasileiro André Luiz Leal, que também estuda no College of the Art.

O equipamento se conecta com um dispositivo digital instalado no canote, que registra os dados do percurso feito em cima das bicicletas – assim, o Look System protege cada ciclista de forma isolada e também aponta os principais defeitos e potencialidades do plano urbanístico da cidade, identificando os pontos mais perigosos para quem anda de bike, a fim de aumentar a segurança nestas áreas. “É uma inovação que poderá revolucionar a forma como até agora se andava de bicicleta”, declararam os estudantes ao jornal norte-americano The Huffington Post.

Até agora, apenas um protótipo do Look System foi concluído, mas a equipe já adiantou que esforços serão necessários para aprimorar o equipamento. No entanto, nos testes de pista, o capacete apresentou bom desempenho, e as vibrações que alertam os obstáculos na via não incomodaram os ciclistas.

Até 2020, São Francisco tem a pretensão de aumentar o número de viagens de bicicletas em 20%. O problema é que um estudo recentemente elaborado pelas autoridades municipais de transporte aponta que a maioria das vias para bikes na cidade são direcionadas apenas aos ciclistas experientes.

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