Através da campanha “A São Paulo que a gente quer”, a prefeitura da capital paulista pretende conscientizar motoristas e ciclistas pelo compartilhamento das vias, tornando o trânsito mais seguro.

Apesar de ter sido lançada em 2013, o conteúdo dos vídeos usados na campanha se mantém sempre atual. A série possui quatro vídeos, gravados com ciclistas de verdade pedalando pelas ruas de São Paulo. Cada um deles dá uma dica diferente.

Silvia Ballan é ciclista e costuma pedalar juntamente com sua filha, que vai na cadeirinha da bike. Silvia sugere que os ciclistas usem o centro da faixa e não pedalem muito próximo ao meio fio. Assim os motoristas enxergam melhor a bike e o ciclista tem mais espaço para se proteger.

Aline Cavalcante, cicloativista, que também escreve para o mesmo blog, lembra da importância da atenção e do respeito ao 1,5m de distância durante uma ultrapassagem.

A série ainda conta com outros dois vídeos. Um deles ressalta a importância de que todos sigam as leis de trânsito e, aos ciclistas, o pedido é de que usem sempre os acessórios de segurança. Acima de qualquer outra coisa devem estar sempre o respeito e a atenção por parte de todos que formam o trânsito, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres.

Redação CicloVivo