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Berlim irá construir super-ciclovias que ligam o centro aos subúrbios da cidade

Elas serão rotas ininterruptas de longa distância, completamente segregadas de carros e pedestres.

Os ciclistas de Berlim ganharão em breve uma nova estrutura cicloviaria. Autoridades da cidade estão examinando pelo menos 12 novas vias, que ligarão o centro da cidade aos bairros do subúrbio. De acordo com o site CityLab, a cidade deve começar a construir as duas primeiras super-estradas até o final deste ano.

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As ciclovias não serão apenas demarcações simples ao lado de estradas. Elas serão rotas ininterruptas de longa distância, completamente segregadas, que permitirão que os berlinenses entram e saiam do centro da cidade de forma muito mais rápida e mais segura, sem nunca ter que se misturar com carros.

As novas super-vias para bicicleta terão pelo menos 5 km de distância e serão construídas para que os ciclistas gastem no máximo 30 segundos em semáforos de cruzamentos por quilómetro rodado. Para permitir uma ultrapassagem segura, as pistas das vias terão pelo menos 4 metros de largura, encolhendo-se para 3 metros quando as pistas estão completamente separadas em trilhas de mão única.

 Eric Sehr
Rede de ciclovias na calçada em Berlim | Foto: Eric Sehr / Flickr

A cerca de 20 anos atrás, Berlim já era conhecida por ser uma das melhores capitais da Europa para se andar de bicicleta. Isso graças a uma rede de ciclovias na calçada, que nem sempre separava as bicicletas de carros ou pedestres com eficiência. Porém, recentemente, a rede de Berlim foi ultrapassada por cidades como Copenhagen e Amsterdam. Para não ficar para trás a cidade lançou um plano para melhorar a sua infraestrutura de ciclismo com várias novas estradas exclusivas para bicicleta.

A Administração do Senado para o Meio Ambiente, Transporte e Proteção Climática de Berlim publicou um mapa on-line com possíveis rotas.

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Há muitos locais possíveis para a implantação das novas vias de bicicleta na cidade. Berlim possui trilhos ferroviários abandonados durante o período do pós-guerra que poderiam ser reutilizados para o transporte de bike e algumas ruas são desnecessariamente grandes, e parte delas poderiam ser usadas para ciclistas. O espaço abaixo do metrô elevado da cidade também poderia ser adaptado para acomodar as vias.

Os moradores da cidade estão por trás da melhoria na infraestrutura cicloviária, já que realizaram uma campanha popular com 100.000 assinaturas no ano passado pedindo um referendo para mais investimentos no transporte.

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