A empresa de Nova York, Brooklyn SolarWorks, quer ajudar a deixa a energia solar mais acessível em coberturas de edifícios. Eles já instalam diversos sistemas solares fotovoltaicos em edifícios da cidade norte-americana no método tradicional. Porém, encontram alguns entraves pelo caminho. O primeiro deles foi o código de incêndio da cidade, e o segundo, a quantidade de obstáculos que existem nas cobertura.

Buscando desenvolver uma solução, a empresa criou a Solar Canopy, uma estrutura que funciona como uma cobertura que gera energia limpa e ainda cria um novo espaço. Além do equipamento ser aprovado pelo código de incêndio, ele também pode ser instalado acima de possíveis barreiras, como tubos de ventilação, claraboias e escotilhas.

Ao elevar os painéis solares por quase três metros acima da cobertura, a empresa consegue contornar legislações de bombeiros restritivas da cidade de Nova York. A Solar Canopy também pode ser utilizada como um espaço de lazer, onde os moradores dos edifícios podem aproveitar o espaço para jantares, festas, trabalhos manuais, etc. Outra função é criar uma área de sombra, protegida da chuva e do sol.

Foto: Divulgação

A empresa escolhe os painéis que irá utilizar dependendo de cada instalação. Em alguns lugares dão prioridade para a eficiência na geração de energia, em outros, utilizam painéis aplicados em vidro, com uma estética mais agradável.

Foto: Divulgação

No site do Brooklyn SolarWorks existe um modelo 3D do produto, onde você consegue explorar utilizando um óculos de realidade virtual. No site da empresa eles dizem que a Solar Canopy é bastante fácil de ser instalada.

No Brasil também existe uma solução bastante interessante que está sendo desenvolvido por uma startup mineira. Confira aqui

 

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.