Esqueça as peças estranhas feitas com materiais ecológicos. A moda sustentável está cada vez se integrando mais à moda tradicional em termos de estilo. Prova disso é a marca Okewa, que produz peças impermeáveis, bonitas e 100% feitas com materiais reciclados.

Do Huffington Post a revistas especializadas, como a Elle, a marca já ganhou espaço na mídia de diversos países. Criada em Wellington, capital da Nova Zelândia, ela é especializada na criação de casacos à prova d’água. E melhor ainda, feitos com garrafas plásticas recicladas.

Inovação

O processo de fabricação inclui a parceria com uma empresa de Taiwan para criar uma das camadas do tecido ecológico, que, garante a marca, é super resistente. Inclusive, o tecido possui a garantia Bluesign, um programa suíço que avalia o desempenho ambiental em todas as cadeias de fornecimento têxteis.

“Nosso fornecedor de tecidos é um parceiro com o qual trabalhamos há vários anos. No lado da confecção, estamos orgulhosos de trabalhar com um novo parceiro na Tailândia, que é um dos principais fabricantes do mundo e está na vanguarda de práticas éticas e sustentáveis”, afirmam os fundadores da Okewa, Nevada e Nick Leckie.

Uma jaqueta reutiliza 22 garrafas
Um casaco reutiliza 31 garrafas

O problema

Alarmados com a estatística de que em 2050 poderia haver mais plástico do que peixes no mar, a dupla partiu em busca de reutilizar parte desse plástico e dar-lhes uma segunda vida. “Sentimos que onde quer que tenhamos a oportunidade de reutilizar materiais que já estão em circulação, em vez de extrair novas matérias-prima, devemos fazer isso. Reutilizar resíduos plásticos tornou-se uma dessas oportunidades para nós”, contam eles.

As peças estão disponíveis para pré-encomenda no site Kickstarter.