Oferecer boa comida a preços convidativos é um dos ingredientes básicos para o sucesso de qualquer restaurante. Mas para realmente se destacar dentro uma grande cidade é preciso uma pitada a mais de criatividade. Este foi o caso do conceito criado em Nova York pela designer Linda Bergroth, a Loja de Design Finlandesa e o Instituto Cultural Finlandês. Em parceria, eles criaram o Zero Waste Bistro: o restaurante onde tudo provém da reutilização ou pode ser reciclável.

Paredes, mesas, banquinhos. Absolutamente todos os itens que compõem o ambiente são ecológicos. As paredes, por exemplo, foram construídas com um material feito a partir de resíduos de recipientes de alimentos. Do mesmo modo, a mesa possui em sua composição resíduos pós-industriais granulados. Todas as embalagens são livres de plástico e no lugar de descartáveis entram em cena o papel cartão e madeira ecológica.

Restaurante provisório

O restaurante foi aberto em formato “pop-up”, ou seja, apenas temporariamente durante o evento global de design NYCxDesign 2018. Levantando o debate sobre economia circular, materiais inovadores e design sustentável, certamente o modelo servirá de inspiração para outros profissionais. Definitivamente, já seria uma boa notícia, uma vez que não há informações da implementação da ideia permanentemente.

Beleza importa

Lógico que em um projeto como esse, “beleza põe mesa” sim. Logo, os pratos, copos e utensílios para servir a comida foram produzidos por designers e ficaram disponíveis para compra. Por outro lado, além da estética, a preocupação com o que seria servido foi coerente com toda a proposta. Assim, para a inauguração foram convidados chefes de cozinha de Helsinque, capital da Finlândia, que levarem a filosofia de culinária “lixo zero”.

“Nossos pratos no Zero Waste Bistro em Nova York foram compostos por ingredientes locais e orgânicos, bem como subprodutos comumente ignorados do nosso sistema alimentar”, afirmou o chefe Luka Balac. De acordo com o profissional, não é preciso se preocupar com os resíduos gerados durante o evento. “O restaurante compostará todas suas sobras”, garantiu. Para saber mais sobre este projeto, clique aqui.