- Publicidade -

Washington D.C. planeja seu primeiro parque suspenso

O sucesso do High Line, o parque suspenso construído sobre uma antiga linha de trem em Nova York, tem inspirado outros projetos em todo o mundo.

O sucesso do High Line, o parque suspenso construído sobre uma antiga linha de trem em Nova York, tem inspirado outros projetos em todo o mundo. Em São Paulo, por exemplo, discute-se a transformação do Minhocão em um parque. Já na capital norte-americana, Washington D.C., as autoridades já estão escolhendo qual proposta arquitetônica é ideal para criar um parque acima do rio.

- Publicidade -

O projeto já tem nome: 11th Street Bridge e deve conectar dois bairros bastante diferentes da cidade. O parque elevado passará por cima do Rio Anacostia e contará com áreas verdes, espaços educativos, de lazer e esporte e café, para ajudarem a conectar a população local em espaços públicos.

De acordo com o site oficial do parque, oitenta projetos foram inscritos, quatro já são finalistas e um deles se tornará realidade. Veja abaixo quais são as propostas e, se quiser, vote na preferida:

1. Cooper, Robertson & Partners

O desenho criado pelos arquitetos do escritório Cooper, Robertson & Partners pretende ajudar a reaproximar a água da vida das pessoas. Eles garantem que o parque não é apenas uma via para conectar duas áreas de terra, mas sim um espaço usado para reforças o sentido de comunidade na população local.

- Publicidade -


Imagem: Divulgação

2. OLIN/OMA

- Publicidade -

Este projeto torna o parque um “refúgio”. Os arquitetos salientam que o local não é um espaço de passagem, mas sim um espaço de engajamento, um local de descanso, turismo e lazer. A estrutura deve oferecer anfiteatro, áreas para apresentações ao ar livre, espaço para agricultura urbana, arte, entre outras coisas.


Imagem: Divulgação

3. Höweler + Yoon Archtecture

Esta proposta foi inspirada na relação histórica entre o Rio Anacostia e a população de Washington D.C. Os arquitetos esperam retomar as conexões do passado, de quando balsas transportavam trabalhadores locais e serviam como ferramenta para as conexões entre pessoas e bairros. Da mesma forma, o parque deve ser usado como um ponto de encontro.


Imagem: Divulgação

4. NEXT Architects

O parque projetado pelos arquitetos do NEXT conta com uma área construída de mais de mil metros quadrados, por onde serão espalhadas áreas de lazer, espaços de uso livre e esportivo, deques para pesca, e uma grande arena usada para shows. O plano ainda inclui plantios comunitários, muita área verde e lanchonetes.


Imagem: Divulgação

O projeto vencedor será anunciado neste mês e qualquer pessoa pode ajudar a escolher a melhor proposta através de notas individuais para cara um dos competidores. Clique aqui para opinar.

Redação CicloVivo