O hotel Cristalino Lodge, localizado em Alta Foresta, MT, acaba de adotar 100% de geração de energia solar para o consumo das acomodações de sua estrutura. Com a inauguração de 60 novas placas solares, será possível reduzir em 20% o consumo do complexo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O sistema produz 76,5 kW por dia. À noite, a energia é fornecida aos quartos por meio de um banco debaterias. “Estamos muito contentes com essa nova fase e com a ampliação da produção de energia limpa no Cristalino Lodge”, comenta o gerente geral Alex Da Riva. A novidade está em sintonia com o sério compromisso de sustentabilidade do hotel que inclui arquitetura em harmonia com a floresta circundante, o uso de círculos de bananeiras ecológico ao lado de cada bangalô para tratar os resíduos dos sanitários e horta orgânica própria.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A opção pela energia fotovoltaica permite a redução de até um terço dos custos com o gerador do hotel e evita danos em equipamentos eletrônicos, já que o sistema solar fornece energia de qualidade superior em relação aos convencionais. Além disso, o hotel também conta com aquecedores solares para fornecer água quente aos quartos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nova ação sustentável vem se somar a outras praticadas pelo Cristalino, que conserva diretamente uma reserva com 11.399 hectares de floresta primária – uma área seis vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Aerial view II
Foto: Divulgação

Já no quesito alimentação, o setor de compras trabalha em conjunto com a equipe de cozinheiros, responsável por elaborar receitas criativas combinando os produtos da horta orgânica do hotel, como alface, rúcula, ovos caipira e temperos, com itens de fornecedores locais de palmito pupunha e tambaqui, peixe da região.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação