É costume em alguns países passar as férias em família ao ar livre. Algumas pessoas compram terrenos e constroem casas de veraneio para essas ocasiões, outras preferem se hospedar em resorts e hotéis que oferecem programação especial. Pensando em uma solução com baixo custo e alinhada com um estilo de vida com menos impacto, a designer búlgara Hristina Hristova criou uma estrutura móvel minimalista para utilizar nessas datas.

O resultado foi uma mini-casa que parece um trailer de madeira. Koleiba, como foi chamada pela criadora, foi inteiramente feita em tábuas de madeira e madeira compensada. A cabana fica sobre um reboque que permite que a residência seja levada para qualquer lugar. Basta acoplá-la a um engate de carro.

A mini-casa possui apenas um cômodo com móveis de cozinha, armários e um sofá-cama, tudo feito em madeira. De acordo com Hristina, a ideia era que o material usado para a construção da estrutura remetesse à natureza, até mesmo no cheiro de madeira recém-cortada.

“Nosso orçamento limitado manteve a ideia de comprar um terreno e construir distante e impossível, e mesmo se fizéssemos aquilo [construir uma casa], seríamos parte do exército de concreto que invadiu a costa. Então, optamos por fazer nosso retiro sobre rodas”, explica Hristina.

Foto: Deyan Tomov

A designer diz ainda que cumpre o costume búlgaro de tomar vinho à tarde – que se transformam em longos jantares – do lado de fora da Koleipa, onde há um toldo de tecido que pode ser aberto nestes momentos. Além de proteger do clima do lado de fora, o tecido ajuda a iluminar o ambiente, refletindo a iluminação externa.

Foto: Deyan Tomov

Para a designer, mais do que uma necessidade, a mini-casa representa “a nossa resposta ao consumismo invasor que nos encoraja a sempre querermos nossas casas maiores, melhores e desnecessariamente luxuosas ”, ela conclui para o site Dornob.

Veja também: Cabana transportável e pré-fabricada gera 100% de sua energia