- Publicidade -

Colombianos criam pavilhão sustentável semelhante a cubo mágico

O escritório colombiano de arquitetura Plan B foi o responsável por construir o pavilhão de uma feira de construção, realizada em Medellín, Colômbia. O principal pré-requisito da proposta era que ele fosse o mais sustentável possível.

O escritório colombiano de arquitetura Plan B foi o responsável por construir o pavilhão de uma feira de construção, realizada em Medellín, Colômbia, no ano de 2010. O principal pré-requisito da proposta era que ele fosse o mais sustentável possível.

- Publicidade -

Os clientes e promotores responsáveis pelo evento impuseram uma série de condições aos arquitetos. Toda a construção deveria ser feita com materiais doados pelas empresas participantes do evento. Assim, chegaram aos arquitetos muitos painéis com diferentes cores e formas.

Tudo foi aproveitado e o trabalho resultou em uma espécie de cubo mágico gigante. Os conceitos da arquitetura bioclimática foram extremamente valorizados. Assim, as placas distribuídas pelas fachadas eram capazes de se mover de acordo com a orientação do sol e conforme a necessidade de outros fatores climáticos. O edifício não foi totalmente fechado, para que não atrapalhasse o fluxo de ar, portanto o uso de sistemas mecânicos de climatização foram descartados.

Com espaço interno flexível o cubo permitiu diversos usos, sendo eficiente para palestras, reuniões, estandes comerciais direcionados ao lançamento de produtos, entre outras coisas.

Antes do evento, o plano era de que toda a construção fosse feita de maneira a ser reaproveitada posteriormente. Por isso, os arquitetos precisaram pensar em alternativas que possibilitassem que o pavilhão fosse desmontado do local da feira para ser destinado a uma comunidade de baixa renda, onde servisse de espaço para diferentes atividades. Com informações do ArchDaily.

- Publicidade -

Redação CicloVivo