O mundo que une decoração artística e artesanato é um infinito de possibilidades. O CicloVivo já mostrou o trabalho do designer inglês que produz luminárias com sobras de cortiça ou simples luminárias de papel confeccionadas com extrema perfeição. São muitos exemplos e hoje falamos de mais um: luminárias feitas com garrafas plásticas. É um trabalho bonito, que prova mais uma vez como o artesanal pode ser tão belo quanto uma peça cara encontrada em exclusivas lojas de design.

Os lustres produzidos pela artista tcheca Veronika Richterová é o resultado primoroso do reaproveitamento de garrafas PET coloridas que seriam descartadas no lixo. Tanto que estão em exposição no centro de jardinagem “Jardins do Éden” em Sydney, na Austrália.

Criativas e bem detalhadas, cada peça é composta de maneira única. Os fracos são cortados e torcidos formando desenhos diversos, mas Veronika gosta de preservar um pouco da imagem original da garrafa. Desta forma, quem vê percebe que se trata de um material reciclado e o trabalho deixa de ser apenas um item decorativo para ser também uma ferramenta de reflexão.

Foto: Veronika Richterová
Foto: Veronika Richterová 

A artista também explica que as luzes usadas são pensadas para projetar luz suficiente, mas sem excessos, afinal suas esculturas são sensíveis ao calor extremo. Confira abaixo algumas fotos dos lustres.

PET-luminaries-by-Veronika-Richterová-8-1020x610PET-luminaries-by-Veronika-Richterová-4-1020x610PET-luminaries-by-Veronika-Richterová-3-1020x610PET-luminaries-by-Veronika-Richterová-6-1020x610PET-luminaries-by-Veronika-Richterová-1-1020x610PET-luminaries-by-Veronika-Richterová-7-1020x610

Fotos: Veronika Richterová

Redação CicloVivo